História, perguntado por darkghost48, 8 meses atrás

2)Qual é a relação entre Memória e luta contra o racismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por biacogo24122019
1

Resposta:

Nós mostramos que somos

somente dignos de pertencer ao paiz livre

que quizeramos ver fundado.

Ha muitos annos que foi collocada

a primeira pedra do grande edifício,

mas nós chegamos ainda á tempo

de lançar os nossos obscuros nomes

nos alicerces de uma nova pátria”

(Manifesto da Sociedade Brasileira contra a Escravidão, 1880)

O mês de novembro, especialmente o dia 20, é marcado pelas celebrações do dia da consciência negra e pela denúncia da persistência do racismo na sociedade brasileira.

A origem desta data está associada à luta do movimento negro que sugeriu, por iniciativa do Grupo Palmares do Rio Grande do Sul, na década de 70, este dia em memória a Zumbi dos Palmares e à luta negra no país, em contraposição ao 13 de maio, dia da assinatura da Lei Áurea.

Mais tarde, a data foi reconhecida pelo Estado brasileiro através da Lei n.° 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da "História e Cultura Afro-Brasileira" e o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, além da Lei n.° 12.519/2011, que o consolidou como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Nascer negro é consequência, ser negro é consciência (Zumbi dos Palmares)

Partindo das palavras de Zumbi, este artigo é um convite à reflexão sobre as raízes profundas do racismo no Brasil e sobre a necessidade de tornarmos a luta antirracista uma tarefa permanente de todos aqueles e aquelas comprometidos com a construção de um projeto popular para o nosso país.

Se é verdade que o capitalismo - e outros modos de produção - tem regras gerais e universais de funcionamento, estas, por sua vez, não se desenvolvem da mesma maneira em todos os lugares.

Leia também: Vereadora negra é ameaçada em SC: “A gente mata ela e entra o suplente, que é branco”

Em outras palavras, elas se particularizam em cada realidade, a partir das circunstâncias históricas. Por isso, propomos como chave de análise o estudo da formação social enquanto referência a uma totalidade social concreta e historicamente determinada que combina diferentes relações sociais de produção e reprodução.

Perguntas interessantes