2- Qual a prática espiritual do Hinduísmo, Candomblé, Indígena, Católicos e Evangélicos
Soluções para a tarefa
Hinduísmo
Os seguidores do Hinduísmo acreditam em reencarnação, em predestinação, confiam em guias espirituais e persistem no sistema de castas. Os hindus respeitam a tradição, cultuam diversos deuses e usam os textos sagrados dos vedas como referência
Candomblé
A crença do Candomblé é baseada no monoteísmo, embora alguns defendam a ideia de culto a vários deuses, cada nação do Candomblé cultua apena um deus. Existem três nações candomblecistas e cada uma cultua um deus. A nação Ketu cultua Olorum, a nação Bantu, NZambi e a nação Jeje cultua Mawu.
Indígena
A espiritualidade indígena, além de resgatar traços históricos e culturais de sua sociedade, também nos remete à sua prática ritual que, através da rememoração dos mitos, fortalece a espiritualidade ancestral de dois povos indígenas, como os Potiguara e os Tabajara.
Católicos
Atualmente a palavra “espiritualidade na igreja Católica” está desgastada e é aplicada a uma gama muito variada de realidades e práticas. Primeiramente, espiritualidade não é o mesmo que espiritualismo. Espiritualismo é a filosofia religiosa que prega a existência de um ser distinto da matéria. Este ser pode ser chamado “mente” ou “espírito”. Algumas pessoas acreditam que a mente, ou espírito, é a única realidade. Espiritualidade não é o mesmo que espiritismo. Este é uma doutrina de teor religioso que busca o aprimoramento do indivíduo, através dos ensinamentos passados pelos espíritos, almas desencarnadas, cuja comunicação com os vivos é realizada pelos médiuns; prega a existência da reencarnação.
Evangélicos
A vida cristã carece de um relacionamento com o centro de sua fé, ou seja, uma comunhão com o Deus Triúno, Pai, Filho e Espírito Santo. No sentido cristão, espiritualidade significa viver sob orientação diária e permanente deste Deus. Significa cultivar uma prática de oração e de leitura da palavra de Deus que proporciona conforto, consolo e orientação para o dia-a-dia das pessoas.
O cultivo desta espiritualidade pode acontecer de forma pessoal, familiar e comunitária. A leitura pessoal da Bíblia, a meditação e a oração fortalecem a fé. Em qualquer momento da vida, seja de alegria e de gratidão, seja de tristeza ou de preocupação, é possível chegar junto a Deus e abrir o coração. Em momentos de dúvida na fé, ou então momentos de indecisão quanto a rumos a seguir na vida, as pessoas sempre podem contar com presença orientadora do Espírito de Deus.