2. Qual a importância e funcionalidade do glicocálice encontrado na superfície da membrana?
Soluções para a tarefa
O glicocálix é uma camada externa e ligada à membrana plasmática, encontrada na maioria das células animais. Dentre suas funções, podemos citar: reconhecimento celular, proteção contra agressões químicas e físicas e ação enzimática e antigênica (reconhecimento de agentes invasores). Por fim, uma das maiores importância sobre essa estrutura é a inibição por contato (evita o crescimento desordenado de tecidos e órgãos), mas o câncer acaba inibindo essa propriedade e ela também é necessária para a reprodução em ambientes aquáticos, pois consegue reconhecer óvulos e espermatozóides da mesma espécie.
Introdução:
- Consideração inicial:
Como a sua questão me parece incompleta, fiz comentários gerais acerca da importância de algumas funcionalidades do glicocálice. Por favor, caso seja necessário, insira uma outra questão especificando a superfície da membrana mencionada pelo exercício.
- O que é o glicocálice?
De modo simples, o também grafado “glicocálix” trata-se de uma estrutura constituída de açúcar e proteínas e que envolve externamente células de animais e de alguns protozoários. Essa cobertura sofre renovação celular constante.
- Do grego:
“glykys” = açúcar
“calyx” = casca; envoltório
- Envoltórios:
É comum que os envoltórios das células apresentem funções específicas.
Outro exemplo de revestimento externo é a parede celular, a qual é presente em fungos, células vegetais e bactérias.
Resposta:
- O glicocálice oferece proteção mecânica e também contra outras agressões físicas e/ou químicas (como ataques virais) para as células enquanto as envolve. Por exemplo: os glicocálices que existem nas células da mucosa intestinal protegem essas unidades da ação de enzimas digestivas.
- Ademais, ele proporciona um “microambiente específico” para a célula, isto é, certo “isolamento”. Em outras palavras, o glicocálice é capaz de impedir que algumas substâncias nocivas para o funcionamento celular adentrem. Um exemplo: o glicocálice presente nas células dos rins age como um filtro durante a difusão, permitindo que algumas substâncias entrem e bloqueando a entrada de outras.
- Outra função muito importante do glicocálice é proporcionar o reconhecimento celular. Em geral, células “iguais” (com mesmas funções e mesmas estruturas) apresentam envoltórios iguais (com a mesma composição). Dessa forma, elas se reconhecem.
- Atrelada à funcionalidade anterior, podemos citar que o glicocálice contribui para a adesão (“união”; “coesão”) entre as células.
Curiosidades:
- Alguns oligossacarídeos presentes no glicocálice das hemácias (células sanguíneas) são responsáveis por determinar os grupos sanguíneos (sistema ABO).
- O glicocálice é essencial durante a diferenciação celular, pois assimila estímulos que “regem” a organogênese (formação e distinção de órgãos e tecidos).
Espero ter ajudado. :)
Aprenda mais:
Veja algumas perguntas relacionadas que podem agregar em seu conhecimento.
- Oparin e Haldane - Origem de Vida:
https://brainly.com.br/tarefa/26557536
- Alimentos irradiados:
https://brainly.com.br/tarefa/25883887