2- Quais são as principais diferenças que você notou na Arte Moderna para as que estudamos anteriormente?
Me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por dentro da arte moderna e arte contemporânea
Até hoje esses dois movimentos artísticos ainda geram dúvidas na população. Alguns acham que eles são sinônimos, outros relacionam o nome com a divisão do período histórico. Por exemplo, como se arte moderna fosse feita na Idade Moderna, e a arte contemporânea correspondesse à Idade Contemporânea.
Todos esses pontos, no entanto, estão errados e ambas as expressões têm características diferentes que começaram a surgir a partir do século XIX. Para que você consiga compreender melhor tudo isso, os tópicos a seguir te explicam de forma simples os detalhes dessas importantes expressões artísticas.
Arte moderna: quebra de paradigmas
A arte sempre esteve presente na sociedade, um exemplo disso são as pinturas pré-históricas, que datam de milhares ou milhões de anos atrás. Ao longo do tempo, as expressões artísticas foram se modificando e a cada época ganhavam novas características e nomenclatura.
A arte moderna começa a se desenvolver em meados do século XIX, na época da Revolução Industrial, e segue até mais ou menos a década de 1960. Ela surge com uma proposta de romper com os padrões formais da academia. Por isso, traz outras linguagens que vão além da pintura e escultura, a exemplo da fotografia.
Os movimentos de vanguarda — nome dado aos grupos que se encaixavam nessa nova estética — surgem efetivamente no começo do século XX e vão querer expressar as modificações do período em que estão vivendo. Isso inclui os carros, a chegada do cinema e a própria criação da fotografia.
Explicação: