Biologia, perguntado por kayannekisla, 7 meses atrás

2) Quais foram as consequências resultantes dessa crise ocorrida em 2008? é pra hj mim ajudar por favor​

Soluções para a tarefa

Respondido por thabitag12
1

Resposta:

Causas e consequências

As causas da crise de 2008 foram:

liberação de crédito sem grandes exigências;

queda na produtividade;

falta de liquidez;

aumento dos juros.

Junto a isso, podemos citar ainda a má avaliação das agências de classificação de riscos, que deram notas elevadas para o investimento de compra dos conhecidos CDO (obrigações de dívida com garantia) vendidos pelos bancos norte-americanos.

Para você ter uma ideia do tamanho do rombo, as dívidas hipotecárias chegaram a atingir US$ 12 trilhões. De olho no montante, inúmeros investidores sonharam em lucrar com a compra dos títulos.

Além disso, a construção civil norte-americana teve um boom em razão da facilidade na conquista de créditos. O problema é que a bolha estourou e ninguém conseguiu administrar a inadimplência.

Assim, os papéis da dívida comprados pelos investidores (títulos) já não tinham grandes garantias, ou seja, as promessas de altos ganhos endossadas pelas agências de classificação de riscos foram nocauteadas.

A consequência desse desastre econômico que colocou em xeque o capitalismo foi desemprego em massa, retração financeira internacional, principalmente na Europa. Com isso, houve o aumento da dívida pública externa por conta da necessidade de empréstimos junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Somado a isso, outro fato que prejudicou a produtividade foi a queda no valor e nas demandas por commodities (matérias-primas que podem ser estocadas sem perda da qualidade). Uma delas é o petróleo

Explicação:


kayannekisla: obrigada
kayannekisla: por respondeu
kayannekisla: beijos
kayannekisla: me segue
kayannekisla: que eu ti sigo
Perguntas interessantes