2-) Quais as principais características dos povos chamados bárbaros da Idade Média?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No século IV e V, havia certa harmonia na convivência como o povo romano. Realizavam comércio pelas fronteiras e alguns dos povos germanos eram contratados para participar do exército romano. Porém essa convivência acabou quando no século VI os hunos, povos Mongóis, induziram invasões, que terminaram por acabar com o Império Romano do Ocidente. As invasões consistiam em busca de riquezas, de solos férteis e climas favoráveis.
Principais povos:
– Os hunos: migrantes da Ásia. Eram conhecidos por serem muito violentos, cruéis e terem grande sede de guerras e saques. Eram nômades, viviam em carroças e barracas e eram criadores de cavalos. A principal fonte de renda era seus famosos saques e seu grande líder foi Átila, que invadiu o Império Romano duas vezes. Quando Átila morreu, seus filhos dividiram o Império e foram vencidos pela força dos ostrogodos e outros povos.
– Os anglo-saxões: era a junção de três antigos povos – anglos, saxões e jutos – e migraram da atual Alemanha para a Grã-Bretanha, onde expulsaram os bretões, nos séculos V e VI, e se apossaram da ilha. No século XI foram dominados pelos normandos. O atual nome da ilha, England (Inglaterra), é derivado da expressão Engla-lond, “Terra dos Anglos”.
– Os francos: durante os séculos III e IV, dominavam as atuais Bélgica e Holanda e tentaram invadir a Gália, perdendo para os romanos. Só no século V, tirando proveito da invasão dos hunos, conseguiram o domínio do território. Até o século VIII controlaram a Europa Central, quando houve divisão e originou várias nações, entre elas a França.
– Os vândalos: fugindo dos hunos, foram para o norte da África, onde foi criado um reino. Controlavam o oeste do mar Mediterrâneo com suas frotas piratas e em 455, saquearam obras de arte em Roma. Seu reino foi destruído em 533, com a invasão dos bizantinos.
– Os ostrogodos: habitaram a Península Itálica, no século III. No século V, se relacionaram com os hunos e bizantinos, ocorrendo sua fragmentação.
Explicação: