2- Quais as características que levaram o surgimento do estado moderno?
3- O que Nicolau Maquiavel observou durante o século XVI, sobre a Alemanha e Itália?
4- Como Maquiavel descreveu á diferença entre política, entre mal política e moral privada?
5- Como Maquiavel descreve a ideia de vida Virtū e fortuna do bom governante?
6- Quais as duas obras políticas de Maquiavel?
Soluções para a tarefa
2. As características que levaram o surgimento do estado moderno as crises sociais e econômicas do período feudal: revoltas dos camponeses, a ascensão de uma burguesia que emergiu com o crescimento do comércio, a separação do Poder e Igreja, centralização do poder na figura do rei, práticas comerciais do mercantismo e expansão marítima.
3. Nicolau Maquiavel é reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna. pelo fato de haver escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser.
Nicolau Maquiavel observou durante o século XVI, sobre a Alemanha e Itália, as estruturas de um Estado moderno emergente, centralizado e mais capaz de assegurar a liberdade dos feudos e defender seus territórios perante os vizinhos.
4. O pensamento político de Maquiavel nos leva à seguinte reflexão sobre o homem de ação: se o indivíduo aplicar de forma inflexível o código moral que rege sua vida pessoal à vida política, sem dúvida colherá fracassos sucessivos, tornando-se um político incompetente.
Isto significa que a avaliação moral não deve ser feita antes da ação política, segundo normas gerais e abstratas, mas a partir de uma situação específica avaliada em função do resultado dela, já que toda ação política visa a sobrevivência do grupo e não apenas de indivíduos isolados. Maquiavel enfatiza que os critérios da ética política precisam ser revistos conforme as circunstâncias e sempre tendo em vista os fins coletivos.
5. Para Maquiavel, o sucesso ou o fracasso do príncipe não depende da sorte e nem suas ações de receitas prontas, como um manual a seguir. O que determina se o príncipe terá ou não sucesso, são as suas ações nas circunstâncias.
A virtù é a capacidade humana de controlar e de antecipar os efeitos da fortuna. Assim, o príncipe virtuoso é aquele que sabe aproveitar a ocasião para agir corretamente e impor sua vontade nos rumos da história. Não existem, contudo, métodos prontos e caminhos seguros para trilhar.
A interpretação do real e do concreto, do aqui e do agora, do momento presente, é o único instrumento do qual o príncipe dispõe para agir. O homem de virtù deve atrair, para si, a fama, a honra e a glória e, ao povo, a segurança. Pois ao povo importa a estabilidade política, que só pode ser dada pelo príncipe virtuoso, independentemente dos meios que ele utilize.
6. A obra política mais importante de Maquiavel "O Príncipe" é uma reflexão sobre o poder político que permeia o Estado. Todo Estado é, fundamentalmente, constituído por uma correlação de forças, fundada na dicotomia que se estabelece entre o desejo de domínio e opressão, por parte dos grandes ou poderosos, e do desejo de liberdade, por parte do povo, que, em síntese, compõe as relações sociais.
"Os Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio" que articula toda a obra de Tito Lívio, com exclusividade no pensamento político, destacando o conflito de interesses, que quando devidamente mediado por instituições, em uma república, conduz à liberdade, à grandeza e à expansão.
Bons estudos!