2) (PUC - RIO GRANDE DO SUL - 2008) Sobre o Barroco brasileiro do período colonial:
I. A arte do Barroco surgiu, no contexto de reorganização da Igreja Católica, pela necessidade de expandir a fé cristã no Novo Mundo.
II. O Barroco baiano produziu igrejas de pequeno porte e de decoração austera, devido à decadência da economia do açúcar.
III. A riqueza advinda da mineração possibilitou o florescimento do Barroco mineiro, cujos mestres e artistas, vários deles mestiços, introduziram elementos originais da cultura local (negra e indígena).
IV. Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho de Vila Rica, foi um dos mais destacados escultores e decoradores do período, tendo produzido uma das obras mais importantes do barroco brasileiro no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG).
Estão corretas apenas as alternativas
A) I e II.
B) I e III.
C) I, III e IV.
D) II e III.
E) II e IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
E) II e IV
Explicação:
III está errado, já que o barroco brasileiro se dedicava a temas do cristianismo.
IV está certo: "Algumas obras escultóricas que Aleijadinho produziu estão no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonha do Campo. A planta do local imita o santuário de Bom Jesus de Braga, em Portugal.
Nesse Santuário, merecem destaque as representações da "Via Sacra". As cenas da Paixão de Cristo são formadas por 66 figuras, todas de cedro, em tamanho natural. Podemos encontrar essas obras dispostas nas sete capelas da rampa do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos."
Com isso conclui-se que a resposta é a letra E.
Resposta:
C) I, III e IV.
Explicação:
II está errado, pois as características mais típicas do Barroco, descrito usualmente como um estilo dinâmico, narrativo, ornamental, dramático, cultivando os contrastes e uma plasticidade sedutora, veiculam um conteúdo programático articulado com requintes de retórica e grande pragmatismo. A arte barroca foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes tradicionais pelos neófitos, sendo eficiente instrumento pedagógico e catequético. Logo os índios pacificados mais habilidosos, e depois os negros importados como escravos, expostos maciçamente à cultura portuguesa, de meros espectadores de suas expressões artísticas passaram a agentes produtores, sendo responsáveis, principalmente os negros, por grande parte do acervo barroco produzido no país. Eles e os artesãos populares, numa sociedade em processo de integração e estabilização, começaram a dar ao Barroco europeu feições novas, originais, e por isso se considera que esta aclimatação constitua um dos primeiros testemunhos da formação de uma cultura genuinamente brasileira.