2. (PUC-RIO. Adaptada). Em junho de 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada por cinquenta países com o propósito, entre outros, de zelar pela segurança internacional e evitar novos conflitos. Com relação à estrutura e funções da ONU, É CORRETO afirmar que: *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Correto afirmar ;
O Conselho de Segurança, órgão mais importante da ONU, funciona como um poder executivo, pelo qual passam todas as decisões, sendo constituído por cinco membros permanentes com direito a veto e dez membros eleitos com mandato de dois anos e sem direito a veto.
A ONU mantém uma Assembléia Geral com representantes de todos os países membros. Este é um fórum de discussão para os principais problemas políticos, econômicos e humanitários que afetam a segurança mundial.
I - O Conselho de Segurança, órgão mais importante da ONU, funciona como um poder executivo, pelo qual passam todas as decisões, sendo constituído por cinco membros permanentes com direito a veto e dez membros eleitos com mandato de dois anos e sem direito a veto.
II - A ONU pode mobilizar tropas, constituir exércitos e realizar intervenções militares para preservar os interesses de seus membros. O exemplo mais recente foi o ataque contra o Iraque para depor o governo de Saddam Hussein.
III - A ONU mantém uma Assembléia Geral com representantes de todos os países membros. Este é um fórum de discussão para os principais problemas políticos, econômicos e humanitários que afetam a segurança mundial.
IV - A ONU mantém uma série de órgãos especializados, subordinados ao Conselho de Segurança, dentre os quais se destaca o Fundo Monetário Internacional (FMI).
R: (B) Se somente I e III estão corretas.
O item II está incorreto, pois a ONU, como organização internacional, não pode constituir exércitos próprios, nem realizar intervenções militares. As tropas da ONU são constituídas por convocação das forças nacionais de seus países membros para realizar intervenções de pacificação e intermediação de conflitos.
O item IV está incorreto, pois o FMI não é um organismo subordinado à ONU.