Sociologia, perguntado por jess81819191, 7 meses atrás

2) Por quê a ideologia pode ter um sentido de  “ideia falsa” ou de “ilusão”?


 


3) Explique o conceito de ideologia e comportamento social.


 


4) explique o conceito de ideologia como falsa consciência.

Soluções para a tarefa

Respondido por hugocorrea135
1

Resposta:

2-Alguns anos mais tarde, em 1812, Napoleão Bonaparte, utiliza o termo ideologia como o de “ideia falsa” ou “ilusão”, num discurso perante o Conselho de Estado, ao afirmar que seus adversários eram apenas metafísicos, pois o que pensavam não tinha conexão com que estava acontecendo na realidade, na história.Karl Marx retomou esse conceito, conservando esse significado napoleônico do termo, isto, o ideólogo é o sujeito que inverte as relações entre as ideias e o real. Em A Ideologia Alemã (1846), o conceito de ideologia parece como equivalente a ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as ideias aparecem como motor da vida real. Trata-se de um sistema elaborada de representações e de ideias que correspondem a formas de consciência que os homens têm em determinada época. Para Marx, claramente, as ideias das classes dominantes são as ideologias dominantes na sociedade.  

3-A respeito da ideologia podemos dizer  que é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos, que pode estar ligada as ações políticas, econômicas e sociais..

Já no comportamento social podemos dizer que  é o modo de agir do ser humano perante o seu ambiente

4-Na obra de Marx, podemos identificar dois caminhos conceituais, que conformarão, na tradição marxista, um debate fundamental em torno da questão se a ideologia deve ser apreendida em seu sentido negativo, de distorção e mistificação do conhecimento, isto é, em sua dimensão de falsa consciência, como formulado n’A Ideologia Alemã, ou em seu sentido positivo, sinalizado por Marx no Prefácio de 1859, nas formas ideológicas (jurídicas, políticas, religiosas, artísticas ou filosóficas) sob as quais os homens adquirem consciência do conflito histórico e o levam até o fim. Conforme explica Eagleton (1997, p. 16):

De modo geral, uma linhagem central - de Hegel e Marx a Georg Lukács e alguns pensadores marxistas posteriores - esteve muito preocupada com ideias de verdadeira e falsa cognição, com a ideologia como ilusão, distorção e mistificação; já uma outra tradição do pensamento, menos epistemológica que sociológica, voltou-se mais para a função das ideias na vida social do que para seu caráter real ou irreal.

Explicação:

Perguntas interessantes