2 - Platão, filósofo grego e um dos pensadores mais influentes da história da filosofia, deixou quase toda sua filosofia escrita em forma de diálogos. Na maioria deles, Sócrates é a personagem principal que debate com demais interlocutores os temas relevantes que constituem, de certa forma, o todo da filosofia de Platão. A forma de diálogo pode ser caracterizada como:
( ) A demonstração de que Platão e os autores de sua época desconheciam outra forma de escrita;
( ) Apenas uma forma que facilitava lembrar o texto, visto que se tratava de uma cultura da oralidade;
( ) Uma estratégia pedagógica para facilitar o uso das obras na Academia, escola fundada por Platão;
( ) A demonstração de que Platão não dominava completamente os problemas que ele discutia e, por isso, precisava recorrer às ideias de outras pessoas;
( ) Uma estratégia adequada que privilegiava a construção do pensamento de forma que o interlocutor participa na busca da verdade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra c
Explicação:
Uma estratégia pedagógica para facilitar o uso das obras na Academia, escola fundada por Platão
A forma de diálogo platônico expõe a participação do interlocutor na busca pela verdade. Logo, a alternativa E está correta.
A dialética platônica caracteriza-se pela troca, entre pessoas, de hipóteses. É por meio deste diálogo que a verdade se revela, aos poucos, em sua complexidade.
A estratégia utilizada por Platão foi feita para dar vazão à estratégia filosófica se seu mestre, Sócrates, que nada deixou escrito.
O diálogo, assim, é a forma com que o ensinamento de Sócrates pôde ser passado às gerações posteriores, tanto em forma quanto em conteúdo: ética, metafísica, estética etc. foram ali condensados, mas tais disciplinas só podem ser tratadas filosoficamente, ao modo socrático, se forem despertadas pelo método dialético.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/24581954