2 pesquisar novos avanços nas pesquisas relacionadas aos assuntos das reportagens Júpiter e Saturno resumidas e anotar as fontes de pesquisa
Soluções para a tarefa
Como você não anexou as reportagens, tentarei ajudar.
Júpiter
O planeta Júpiter é o maior do Sistema Solar, cabendo 2.000 planetas Terra em seu espaço. É composto principalmente de hidrogênio, tendo sua composição como gasosa.
Possui a Grande Mancha Vermelha em suas imagens obtidas pela Nasa, que é um furacão que acontece há milhares de anos. Sua rotação é mais rápida que a da Terra, sendo de 9 horas e 50 minutos. Possui 79 satélites conhecidos, como o Io, Europa, Ganymede e Callisto.
Notícia da Nasa sobre Júpiter
Em 5 de agosto de 2011, a Nasa enviou uma sonda para a órbita de Júpiter. Esta sonda demorou aproximadamente 5 anos para sua chegada, em 4 de julho de 2016.
A sonda Juno (ver figura abaixo) tem o objetivo de compreender a origem e evolução de Júpiter, mapear o campo magnético, procurar núcleos planetários sólidos, observar auroras, medir água e amônia na atmosfera profunda.
A missão Juno deve explorar Júpiter e seus satélites até 2025, ou até quando a sonda continuar ativa.
Saturno
O planeta Saturno é o segundo maior do Sistema Solar, o sexto a partir do Sol. É composto principalmente de hidrogênio e hélio, tendo sua composição como gasosa.
Possui um complexo sistema de anéis composto de poeira cósmica e gelo. Sua rotação é mais rápida que a da Terra, sendo de 10 horas e 39 minutos. Possui 62 satélites conhecidos e oito grupos de anéis. O movimento completo em volta do Sol (translação) dura em média 29 anos, 167 dias e 6 horas.
Notícia da Nasa sobre Saturno
Em 15 de outubro de 1997, a Nasa enviou uma sonda para a órbita de Saturno. Esta sonda chegou a Saturno em 2004 e carregava outra sonda, a Huygens, que em janeiro de 2005 pousou com auxílio de paraquedas na maior lua de Saturno, Titã.
A missão Cassini-Huygens teve o objetivo de orbitar o planeta anelado, obter fotos a partir da lua Titã e estudar o sistema do planeta Saturno em detalhes.
A sonda Cassini explorou Saturno por 13 anos e, com o fim de seu combustível, foi sacrificada pela Nasa com um mergulho intencional em Saturno, em 15 de setembro de 2017, perdendo contato às 7 horas, 55 minutos e 46 segundos da manhã em EDT (Horário Padrão Oriental - UTC-5).
Muitas das informações que temos hoje acerca dos planetas Júpiter e Saturno se deram pelas missões de suas sondas, atualizando os satélites conhecidos e suas características planetárias.
Para curiosidades sobre os nomes dos planetas do Sistema Solar, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/50071085