2) (Pequeno Príncipe/2016) Leia o texto a seguir, publicado na revista Superinteressante:
O que arde nem sempre cura
A água oxigenada prejudica a cicatrização de um corte? Sim. No geral, o melhor é deixar o corpo cuidar sozinho do fechamento do talho. Basta limpar bem o local com água ou soro fisiológico, receita a cirurgiã plástica Lydia Massako Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo. A ideia, muito difundida, de que substâncias que fazem a pele arder são boas para a cicatrização é errada. Elas agridem quimicamente a ferida e só devem ser usadas se há risco de infecção, aconselha Lydia. Assim, um corte com lâmina ou um joelho ralado no cimento não precisam mais do que uma boa lavada. A água oxigenada atrapalha a formação das fibras de colágeno que vão preencher o corte, avisa a dermatologista Núbia Rossetti. Ferimentos feitos com objetos enferrujados pedem cuidado maior. Nesses casos, a água oxigenada e outros antissépticos ajudam, mas deve ser avaliada a necessidade também de uma vacina antitetânica. Todas essas substâncias devem ser usadas, com certeza, quando já existe infecção, pois matam os microrganismos.
Disponível em: . Acesso em: 06/05/2016.
O texto relata que o uso de água oxigenada (peróxido de hidrogênio) em ferimentos não é interessante, pois sua oxidação poderia roubar elétrons das moléculas de colágeno produzidas pelos fibroblastos, atrapalhando a cicatrização do ferimento. Ainda assim, muitas pessoas utilizam a água oxigenada em ferimentos, buscando seu poder antisséptico. A água oxigenada possui essa ação porque:
1 ponto
a reação química promovida pela catalase decompõe o peróxido de hidrogênio e isso afeta as bactérias anaeróbias.
os peroxissomos bacterianos não toleram a presença do peróxido de hidrogênio e isso leva à morte bacteriana.
a decomposição química do peróxido de hidrogênio acidifica a região, levando as bactérias aeróbicas à morte.
a catalase bacteriana decompõe a água oxigenada e o oxigênio liberado oxida a parede celular da bactéria,destruindo-a.
o peróxido de hidrogênio é uma substância existente no sistema imunológico e é sinalizadora para que macrófagos fagocitem as bactérias do ferimento.
Soluções para a tarefa
Resposta: letra a
Explicação: google classroom
Resposta:
1) Sobre viroses e vírus, marque a alternativa correta:
R(C):Dengue e gripe são exemplos de doenças causadas por vírus.
2)Leia o texto a seguir, publicado na revista Superinteressante:O texto relata que o uso de água oxigenada (peróxido de hidrogênio) em ferimentos não é interessante, pois sua oxidação poderia roubar elétrons das moléculas de colágeno produzidas pelos fibroblastos, atrapalhando a cicatrização do ferimento. Ainda assim, muitas pessoas utilizam a água oxigenada em ferimentos, buscando seu poder antisséptico. A água oxigenada possui essa ação porque:
R(A):A reação química promovida pela catalase decompõe o peróxido de hidrogênio e isso afeta as bactérias anaeróbias.
*Classroom
Explicação:
1-Dengue é causada por um vírus arbovírus da família Flaviviridae. Assim como a gripe também, é causada por diversos vírus. Então a resposta C está correta, as outras estão erradas.
2-Com a degradação da água oxigenada ocorre liberação de gás O2, letal para as bactérias anaeróbias estritas como, por exemplo, a bactéria causadora do tétano (Clostridium tetani).