Português, perguntado por rukau, 1 ano atrás

2)
Para que a coesão ocorra adequadamente, são usados procedimentos e recursos que contribuem com esse processo.

Analise as afirmações a seguir e assinale a correta.

a)
O paralelismo é um recurso utilizado para coordenar segmentos sintáticos diferentes, ou melhor, as unidades semânticas distintas devem corresponder a uma estrutura gramatical similar.

b)
A repetição refere-se ao esforço de fazer reaparecer uma unidade (apenas uma palavra e não uma frase inteir que já tenha surgido anteriormente no texto.

c)
A substituição (gramatical) de uma palavra por um pronome, um advérbio ou outra palavra com equivalência semântica é um recurso coesivo essencial para a escrita clara de um texto.
d)
A substituição lexical é um recurso da continuidade do texto que mostra que dois ou mais segmentos estão sintaticamente interrelacionados.
e)
Geralmente, se usam sinônimos, antônimos e expressões descritivas no processo de substituição lexical.


raphaelomarxocaira: alguém sabe essa resposta?

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
42

Analisando as afirmações sobre a coesão no processo de escrita, conseguimos notar que a afirmação verdadeira é a letra C.

 

A coesão é a relação de sentido que as palavras presentes em uma frase ou oração criam entre si, produzindo um significado claro ao texto. Existem alguns tipo de coesão, e entre esses tipos a coesão de substituição.

 

Esse tipo de coesão ocorre quando em uma frase, existe uma palavra, adjetivo ou pronome, que retomem o significado/ ideia de algo que foi dito anteriormente na frase ou texto, não promovendo uma repetição de palavras.

Por isso, a alternativa c está correta, ela explica perfeitamente essa função.

Respondido por gabinoruega
12

Resposta:

C.  

A substituição (gramatical) de uma palavra por um pronome, um advérbio ou outra palavra com equivalência semântica é um recurso coesivo essencial para a escrita clara de um texto.

Explicação:

Existem alguns recursos importantes de coesão. O paralelismo é um recurso utilizado para coordenar segmentos sintáticos idênticos, ou melhor, unidades semânticas similares devem corresponder a uma estrutura gramatical similar. A repetição refere-se ao esforço de fazer reaparecer uma unidade (palavra, sequência de palavras, frase inteira) que já tenha surgido anteriormente no texto. A substituição (gramatical) de uma palavra por um pronome, um advérbio ou outra palavra com equivalência semântica é um recurso coesivo essencial para a escrita clara de um texto. A substituição lexical é um recurso da continuidade do texto, ou, ainda, outra forma de mostrar que dois ou mais segmentos estão semanticamente interrelacionadas. Para tanto, geralmente são usados sinônimos, hiperônimos e expressões descritivas.

Perguntas interessantes