Filosofia, perguntado por ketlins768, 5 meses atrás

2). Para Platão, o ser humano é essencialmente alma, que é imortal e existe previamente ao corpo. A união

da alma com o corpo é acidental, pois o lugar próprio da alma não é o mundo sensível, e sim o mundo

inteligível. Para Platão a alma se dividiria em três partes. Explique cada uma delas?

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielylopes3435
56

Resposta:

Platão divide a alma em três partes. O lado racional está localizado na cabeça, seu objetivo é controlar os dois outros lados, com ele adquirimos a sabedoria e a prudência. O lado irascível está localizado no coração, seu objetivo é fazer prevalecer os sentimentos e a impetuosidade, com ele adquirimos a coragem.


ketlins768: obrigadaaaaaaa❤️
gabrielylopes3435: de naada
gabrielylopes3435: ❤️
Respondido por larissamagrani
6

Platão concebe que a educação ideal, na República, é aquela cujos ensinamentos são produzidos pela razão e pelo ordenamento da alma humana. Assim, cada cidadão deveria ser educado de acordo com a alma que lhe é cabível, seja concupiscível, irascível ou racional.

Platão, ao criar sua teoria dos dois mundos, utiliza-se da metáfora do Mito da Caverna, que traz a ideia de verdade e ilusão. Para o pensador, a razão é a base para se obter um conhecimento epistemológico e constituir um livramento das opiniões e do erro.

Assim, a caverna representa a cegueira humana, que impede o homem de se chegar ao verdadeiro conhecimento. Essa cegueira são as experiências mundanas, que, por serem cópias do mundo inteligível, enganam o homem e o afasta do real.

De acordo com Platão, a matéria e o senso comum impedem que o homem conheça a verdade de fato, pois o corpo aprisiona a alma e a distancia da Inteligência. Assim, para se chegar ao Hiperurânio, o homem deve "sair da caverna" e usufruir da sua razão, única faculdade confiável e que pode conduzir o homem a aproximar-se da verdade.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/25768162

Anexos:
Perguntas interessantes