2- Para os neoconcretistas, o público é parte da obra, podendo e devendo tocá-la, senti-la e até mesmo experimentá-la. Esse movimento artístico faz parte do período: a) Modernista b) Contemporâneo c) Idade Média d) Rupestre
3- É uma espécie de capa que se veste, com textos, fotos, cores e que serve como uma atração
multissensorial. Estamos falando do:
a) Quadro da Mona Lisa
b) Os Parangolés
c) Escultura de Pietá
d) Roupas da moda
4- Os Parangolés, do artista brasileiro Hélio Oiticica, são um conjunto de obras que nasceram de “uma
necessidade vital de:
a) vestir as pessoas mais necessitadas das favelas do Rio de Janeiro.
b) desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão.
c) criar uma moda contemporânea e versátil.
d) chamar atenção para as roupas dos artistas.
5-Hélio Oiticica integrou o grupo ____________, ao lado de Lygia Clark. Depois, aderiu ao ____________,
chamando a atenção para as manifestações _____________, nas quais juntava arte e ________. As
palavras que completam corretamente as lacunas do trecho acima são:
a) Neoconcretista – Concretismo – ambientais – teoria.
b) Frente – Neoconcretismo – objetivistas – crítica.
c) Frente – Neoconcretismo – ambientais – vida.
d) Neoconcretista – Construtivismo – objetivistas – vida.
6-A artista mineira Lygia Clark criou a série “Os Bichos”, que a consagrou como melhor escultora brasileira
em 1961. Com essa série, a artista apresentou a ideia:
a) De artista propositora.
b) De arte passada como única e imóvel.
c) Da arte como algo pronto, somente à contemplação.
d) De uma obra visual, bidimensional, com um forte apelo emocional.
7-Lygia Clark com o objetivo de estabelecer uma nova linguagem abstrata na arte brasileira assina o :
a) Manifesto dos Artistas
b) Manifesto Neoconcreto
c) Acordo dos Artistas Contemporâneos
d) Tratado de expressão livre.
8- O objeto escultórico produzido por Lygia Clark, representante do Neoconcretismo, exemplifica o início
de uma vertente importante na arte contemporânea, que amplia as funções da arte. Tendo como
referência a obra Bicho de bolso, identifica-se essa vertente pelo(a)
a) participação efetiva do espectador na obra, o que determina a proximidade entre arte e vida.
b) percepção do uso de objetos cotidianos para a confecção da obra de arte, aproximando arte e
realidade.
c) reconhecimento do uso de técnicas artesanais na arte, o que determina a consolidação de valores
culturais.
d) reflexão sobre a captação artística de imagens com meios óticos, revelando o desenvolvimento de
uma linguagem própria.
9-Na história da arte brasileira, dois artistas que, muito significativamente, operaram com a inserção do
corpo inteiro do receptor na construção de suas obras são
a)Regina Silveira e Tunga.
b) Lygia Clark e Hélio Oiticica.
c) Lole de Freitas e Nuno Ramos.
d) Carmela Gross e Cildo Meireles.
10-Leia o fragmento a seguir: “No Brasil, Clark e Oiticica recusaram a obra como objeto de fruição
passiva, conclamando o espectador como elemento ativo e estrutural do trabalho, a ponto de a obra
depender dele para realizar integralmente seu fluxo. (...) Lygia Clark passava a envolver inteiramente o
sujeito dentro da obra. Não havia mais escultura no sentido convencional, a obra não era mais um objeto,
era puro movimento, tempo, ação de um corpo no espaço.” (CANONGIA, 2005, p.58) Uma das obras de
Lygia Clark, ao qual o texto acima faz referência, é os
a) Bichos.
b) Móbiles.
c) Parangolés
. d) Penetráveis.10-Leia o fragmento a seguir: “No Brasil, Clark e Oiticica recusaram a obra como objeto de fruição
passiva, conclamando o espectador como elemento ativo e estrutural do trabalho, a ponto de a obra
depender dele para realizar integralmente seu fluxo. (...) Lygia Clark passava a envolver inteiramente o
sujeito dentro da obra. Não havia mais escultura no sentido convencional, a obra não era mais um objeto,
era puro movimento, tempo, ação de um corpo no espaço.” (CANONGIA, 2005, p.58) Uma das obras de
Lygia Clark, ao qual o texto acima faz referência, é os
a) Bichos.
b) Móbiles.
c) Parangolés
. d) Penetráveis.
11-A escultura do artista construtivista Amílcar de Castro é representativa da arte contemporânea
brasileira e tem o traço estrutural marcado por elementos como:
a) o corte e a dobra.
b) a força e a visualidade.
c) o adereço e a expressão.
d) o rompimento e a inércia.
12-Amilcar de Castro (1920-2002) foi um importante artista brasileiro que se destacou por suas esculturas
em ferro. A fotografia mostra uma de suas esculturas, feita a partir de uma chapa originalmente plana e
retangular, que se encontra na Praça da Sé, em São Paulo.
A escultura possui influências do movimento artístico
a)neoconcreto e apresenta um corte e uma dobra na chapa.
b) cubista e apresenta um corte na chapa, seguido de soldagem.
c) neoclássico e apresenta um corte e uma dobra na chapa. A representação da chapa original e seu
corte correspondem à figura
d) neoclássico e apresenta um corte na chapa, seguido de soldagem
pedrohenriqueisac12:
.;
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
2) d)
3) b)
4) c)
5) a)
6) d)
7) b)
8) a)
9) c)
10) a)
11) d)
12) b)
Explicação:
Espero ter ajudado!
;)
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