2. Ouça novamente a canção (canto das três raças) e perceba uma alteração na instrumentação. Descreva essa alteração entre o primeiro e o segundo momento da música localizando em que parte da letra ela ocorre, e comente o impacto dessa escolha no ouvinte.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Canto das Três Raças
Clara nunes foi uma das mais conhecidas sambistas e compositoras de sua geração, sua música que não só aqui ficou, como também saiu do continente.
Mulher de cabelos cheios e avermelhados fez grandes sucessos com sambas, de influência africana e umbandistas, criou várias músicas com tais temáticas, como Conto de Areia, O mar serenou, Morena de Angola, Deusa dos Orixás, Juízo Final e por fim Canto das três raças de composição de Paulo Cezar Pinheiro.
Canto das três raças trata da formação do Brasil desde seu início de colonização, tratando do branco, do negro e do índio. Os três constituintes de formação do brasil, o branco português saudoso de sua terra, Portugal, que aqui teve que vir com promessas de terras, longe as vezes de sua família, logo canta sua tristeza saudosa. O negro que aqui foi trazido pelo branco, negro africano, escravo, que aqui veio como mão de obra para trabalhar para os brancos e "construir" o Brasil, este que apesar de maltratado e tratado como escravo criou seus quilombos, como forma de resistência, e por fim o índio que aqui estava, onde aprendemos em escola "descobrimos o brasil" ora esta visão do colonizador, pois aqui o índio já habitava, frente a grande artilharia que o branco português tinha não sobrou muito ao índio brasileiro a não ser ficar subjugado ao português, que não fazia mais do que explora-lo ou praticar o escambo com esses (trocas). A música canta a tristeza e a vivência destas "todo povo dessa terra, quando pode cantar, canta de dor". O canto que deveria ser a música cantada é apenas um soluçar de dor. Todos estavam revoltados com a situação, mas perante nada podiam fazer para realmente mudar, tentou-se muito como já dito, mas as duas raças frente as armas do homem branco nada podiam (importante ressaltar que a capoeira foi uma arma desenvolvida) de tão relevante, e o homem branco (português) que aqui estava nada podia se não seguir ordem de seus superiores na esperança de melhoras de vida, vindo para cá.
Através destas três raças as iniciais pode-se dizer constitui-se a miscigenação do Brasil que é esta mistura de raças.