Geografia, perguntado por beagarcia8917, 1 ano atrás

2. Os trechos a seguir sào frases transcritas, literalmente, de relatórios de fiscais do crédito rural", segundo o livro de crônicas Minas e seus casos,de Olavo Romano. Leia-os e responda aos itens propostos. 1. Nada mais vi a não ser um recibo de bezerros pastando a 200 metros." 2. A casa de larinha não íoi para a frente porque o mutuário deu pra traz (sic) e nunca mais se levantou." 3. Cliente aguarda a capilaridade pluviométrica da zona para efetuar o mister." 4. Fui atendido na fazenda pela mulher do mutuário. Segundo soube ninguém quer comprá- -la e,sim explorá-la." 5. Levou vários tiros na traseira dados por um tal de Bamba, que perfez um total de dois buracos, indo para o hospital.” Olavo Romano. Minos e seus casos.Sào Paulo: Ática, 1984. p. 6P-68. a) Ouais dessas frases são ambíguas? b) Na sua opinião, comparando as frases ambíguas, qual delas possibilita, por conta da ambiguidade, a interpretação mais engraçada? c) Fscolha duas das frases que você identificou em a e dê-lhes nova redação, deixando claro o sentido pretendido pelos fiscais que as redigiram. d) Na frase2,o fiscal empregou duas expressões que, embora apresentem elementos antônimos, são aproximadamente sinônimas. Identifique as expressões e explique o sentido que elas adquirem nesse contexto. e) 0 que você acha que o autor da frase 3 pretendeu sugerir a respeito de si próprio ao escolher as palavras que empregou para redigi-la?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
56
A - As frases evidentemente ambíguas são as frases 1 e 4.

B - É uma questão pessoal, mas a frase 1 é mais engraçada na medida em que representa uma ação sem qualquer ligação com o mundo real e que é bastante absurda - um recibo pastando - enquanto que a frase 4 lida com questões muito sensíveis relacionadas com a exploração e desigualdade de gênero.

C -

Frase 1 - Vi apenas um recibo dos bezerros, que pastavam a 200 metros.
Frase 4 - Fui atendido na fazenda pela esposa do mutuário, que me informou que ninguém deseja comprar a fazenda, apenas explorar a propriedade.

D -  As expressões são "Não foi pra frente" e "Deu pra trás". Neste contexto elas querem dizer que o negócio não progrediu na medida que se esperava e que o proprietário desistiu do negócio.

E - Ele pretendeu sugerir ser um homem culto e conhecedor dos termos e métodos científicos.

Perguntas interessantes