2. Os textos sagrados ajudam ou atrapalham o viver em sociedade? Por que?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: USO DOS TEXTOS SAGRADOS EM ENSINO RELIGIOSO. ALGUMAS NOTAS
PARA NÃO CAIR NO DISCURSO DOUTRINÁRIO.
SILVA, Rafael Rodrigues da (PUC/SP)
O objetivo desta comunicação no simpósio sobre o Ensino Religioso no Brasil
i
consiste na tentativa de analisar: Quais os textos sagrados são utilizados nas aulas?
Como esses textos são utilizados? Quais as linhas de interpretação? A partir deste
mínimo mapeamento, tentaremos lançar alguns questionamentos e algumas
perspectivas para que a disciplina de Ensino Religioso não seja mais uma análise do
fenômeno religioso sem a perspectiva da religião e suas interfaces, nem tampouco que
seja transformada num aprisionamento doutrinal e catequético. Enfim, pretendemos
nesta comunicação aguçar nossos olhares para que a dinâmica do Ensino Religioso
nas escolas não caia nas armadilhas da doutrina de uma religião, nas discussões e
intrigas intra-religiosas e que se possa pensar esta disciplina de maneira ampla e numa
perspectiva macro-ecumênica (por isso anti-ortodoxia).
O ensino religioso, historicamente esteve ligado aos interesses e a grande
influência da Igreja Católica na sociedade brasileira. Talvez aqui esteja um dos fatores
do embate ao redor da obrigatoriedade ou não do ensino religioso nas escolas
públicas, pois para alguns representa a manutenção da interferência do poder
eclesiástico, enquanto que para outros é possível a obrigatoriedade do ensino religioso
no sistema educacional desde que seja vedada qualquer prática proselitista. Nesta
perspectiva é que se tem projetado uma concepção de que o Ensino religioso deve
abranger um estudo do fenômeno religioso em sua pluralidade. Com isso, o estudo das
religiões sob o olhar de cientistas sociais, de antropólogos e dos historiadores, se
apresenta como parte de um patrimônio histórico-social coletivo, salvaguardando a
dimensão da experiência pessoal. O ensino religioso passa a ser caracterizado no
âmbito das ciências humanas como uma forma de abordar as práticas religiosas
levando em conta os valores e princípios éticos que norteiam uma vivência de acordo
com a mútua tolerância e compreensão da religiosidade do outro.
ii
Diante de temas polêmicos que são “ocupados” por definições e diretivas morais
e religiosas, cabe à educação escolar o exercício de uma “formação para o exercício
reflexivo, a capacidade de busca de elementos e subsídios para uma decisão
informada, assim como em particular a compreensão das repercussões das próprias
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decisões sobre os outros. São capacidades humanas que independem de conteúdos
religiosos, embora quem os tenha, venha a encontrar ali uma das fontes mais
relevantes, conforme suas próprias prioridades, para a decisão”
iii
. Nas trilhas da
compreensão de um estudo das religiões e das religiosidades nas escolas, podemos
afirmar que se torna necessário e urgente refletir acerca da relação entre religião e
cultura
iv
; bem como, levar em conta a disputa acirrada entre as várias religiões pelo
“mercado de bens simbólicos”
v
e a clareza de que o ensino religioso não pode ser
reduzido a uma mera inculcação de valores religiosos nos alunos.
Nesta direção, Lara Sayão entende ensino religioso “como uma oportunidade de
humanização e promoção do ser humano e da sociedade... que faz vislumbrar uma
metodologia dialógica que promove uma síntese entre fé e cultura...”
vi
. Resulta daí que
não se pode imaginar ou projetar o Ensino religioso como aulas de boas maneiras ou
de história, nem tampouco como catequese ou campo de guerra religiosa.
À luz das questões aí postas gostaria de lançar um olhar para o uso dos textos
sagrados em ensino religioso, pois, uma leitura e interpretação crítica dos textos tem e
deve levar em conta as diferentes culturas e tradições religiosas presentes em nossa
sociedade. Para uma conversa inicial aponto dois aspectos cruciais para que a leitura
dos textos sagrados não sejam aprisionados pelas teologias confessionais e
institucionais: a hermenêutica como uma ferramenta imprescindível e o ensino
dialógico e autêntico.
A hermenêutica dos Textos Sagrados.
A Hermenêutica ocupa um papel importante no campo da construção das
teologias e das Ciências das Religiões contextualizadas, pois invocam a legitimidade
das interpretações situadas ou que o próprio discurso sagrado com as suas
sacralidades demonstrem a sua relatividade histórica e cultural. Assim, a hermenêutica
como uma ferramenta que nos aproxima dos textos sagrados, paulatinamente nos
obriga a sempre perguntar e a explicitar na leitura o para que se interpreta, quem
interpreta, o que se interpreta e como se interpreta
vii
. Estes passos contribuem para
uma abertura na compreensão dos fenômenos religiosos, permitindo ao leitor tomar a
sério a historicidade e as tradições enquanto sacralidades do presente e do passado,
que se apresentam em permanentes transformações. A hermenêutica ao perguntar
espero ter ajudado :3 ( se vc quiser resumir use o "turbine text")