História, perguntado por thaillaaraujo, 10 meses atrás

2- Os historiadores costumavam dividir os processos da Revolução Industrial em três
momentos. Cite quais eram e faça um breve comentário sobre cada um.​

Soluções para a tarefa

Respondido por jojofagdokrlh
1

Resposta:

A Primeira Revolução Industrial teve início na Inglaterra no século XVIII e durou de 1750 a 1850.

Sua principal matéria prima: carvão mineral.

Nesse ínterim, a passagem da manufatura para o sistema fabril foi impulsionada pelas invenções da máquina de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor que resultou na mecanização dos processos. Foi assim que ocorreu a expansão das industrias têxteis, metalúrgica, siderúrgica e dos transportes. O uso do carvão para alimentar as máquinas foi essencial nesse momento.

A Segunda Revolução Industrial, ocorrida no começo do século XX até meados da década de 1970, foi caracterizada principalmente pela mudança da fonte energética e pelo tipo de indústria. Matérias primas: petróleo, Ferro, manganês, alumínio, cobre, borracha. Tipos: petroquímica, eletrônica, automobilístico. Origem: Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Japão.

A Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica-Informacional está em andamento desde os meados de 1970. Nessa Revolução há um predomínio de indústrias baseadas num alto nível tecnológico, tais como a robótica, a biotecnologia, tecnologias da informação, entre outras. Graças a essa revolução, houve uma mudança no modo de produção: antes fordista agora toyotista. Basicamente, seria a mudança de um modelo rígido para um flexível. Além, é claro, de uma exigência de mão de obra qualificada, diferentemente das duas outras revoluções.

As principais mudanças que ocorreram da primeira até a terceira revolução foram, portanto, o modelo de indústria, o modo de produção, a qualidade da mão de obra e as relações de trabalho.

Explicação:

Perguntas interessantes