2 – Os antibióticos são eficazes no combate a doenças virais? Quais os perigos de se fazer um tratamento errado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os antibióticos são substâncias químicas, de origem natural ou produzidas sinteticamente, capazes de destruir bactérias (antibióticos bactericidas) ou de impedir a sua multiplicação (antibióticos bacteriostáticos) sem afectar as células das pessoas, animais ou plantas aos quais são administrados.s antibióticos são um importante grupo de medicamentos utilizados para combater infecções. No entanto, utilizá-los de forma equivocada é uma das principais causas da onda de “superbactérias” pelo mundo. Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstrou que estamos vivendo a era pós-antibiótico, em que as pessoas estão morrendo de infecções simples, que eram tratáveis há décadas. Muitas vezes, isso acontece devido ao uso inadequado destes medicamentos, como:
uso banalizado ou
uso frequente de forma errada (quando o paciente suspende o tratamento antes da hora, por exemplo).
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Hospital de referência nacional em doenças infectocontagiosas) alerta que o uso errado do antibiótico fortalece as bactérias, o que torna muito mais complexo e demorado o seu controle, podendo levar à morte. Além disso, quando este medicamento é administrado sem respeitar a prescrição, pode causar gastrite, danos ao fígado e aos rins, infecção sanguínea e reações alérgicas (choque anafilático), dentre outros problemas.
Existem 8 crenças erradas sobre o uso de antibióticos que frequentemente ocasionam falhas no tratamento, mesmo quando acreditamos estar seguindo as recomendações da forma certa.