2. Observe o circuito elétrico representado ao lado, que tem como gerador uma associação em série de 3 lâmpadas de 1,5 V e cujo amperímetro instalado no ramo principal mede
10 mA.
2.1 Se A2 medir 4 mA, indique que valor deve medir cada um dos outros amperímetros, considerando que todas as lâmpadas são iguais.
2.2 Se V2 medir 1 V, indique que valor deve medir cada um dos outros voltímetros, considerando que todas as lâmpadas são iguais.
Soluções para a tarefa
Em circuitos elétricos existe duas formas de tratar uma associação de resistores, uma quando estes estão associados em paralelo e outra quando estão associados em série, ambas possuem diferenças que as caracterizam, então:
2.1 O amperímetro é um instrumento responsável por medir a intensidade da corrente elétrica fluindo em um condutor, no exercício existe uma associação em paralelo de resistores de mesma resistência, logo, como é característico para esse tipo de associação, as lâmpadas que são consideradas resistores estão submetidas a mesma tensão.
Desta forma, como o amperímetro A1 medi uma intensidade de corrente elétrica de 10mA, ou seja, , utilizando-se das Leis dos nós sabe-se que ao fluir 4mA no A2 o fluxo de corrente elétrica que continua é de 6mA, ao chegar no segundo nó esta intensidade de corrente elétrica se dividira em duas partes iguais, pois as lâmpadas tem a mesma resistência e estão submetidas a mesma tensão, isso é ocasionado pela Leis do nós novamente.
Então em A3 e A4 fluirá um intensidade de corrente elétrica de 3mA em cada.
2.2 Bom, essa segunda parte do exercício está meio confusa, pois ele afirma que V2 medi 1 V e diz que as lâmpadas são de 1,5V, ou seja, V2 esta medindo uma dessas lâmpadas de 1,5V.
Pelas características da associação em paralelo já citada no inicio da resolução, os outros voltímetros V3 e V4 mediram 1,5 V por medir a tensão nas lâmpadas, nesse caso se V2 medi 1V V5 medirá 0,5V apesar do exercício não afirmar que o dispositivo medido por V5 é uma lâmpada, considerando que o exercício afirma que as lâmpadas são iguais.
Caso as lâmpadas estivessem associada em série, as respostas seriam:
2.1 O amperímetro é um instrumento responsável por medir a intensidade da corrente elétrica fluindo em um condutor, no exercício existe uma associação em série de resistores de mesma resistência, logo, como é característico para esse tipo de associação, as lâmpadas que são consideradas resistores estão submetidas a mesma intensidade de corrente elétrica.
Desta forma, os amperímetros A1, A2, A3 e A4 mediriam uma intensidade de corrente elétrica de 10mA, ou seja, .
2.2 Bom, essa segunda parte do exercício está meio confusa, pois ele afirma que V2 medi 1 V e diz que as lâmpadas são de 1,5V, ou seja, V2 esta medindo uma dessas lâmpadas de 1,5V.
Pelas características da associação em série já citada no inicio da resolução, os outros voltímetros V3, V4 e V5 mediram 4,5 V, nesse caso, apesar do exercício não afirmar que o dispositivo medido por V5 é uma lâmpada, haveria uma soma das voltagens, isso é essencial para que as lâmpadas acendam totalmente.
Se considerarmos queda de tensão em cada lâmpada a tensão aplicada nelas também seria a mesma, já que nelas fluem a mesma intensidade de corrente elétrica e mesma resistência.
- Bom, o exercício trata da aplicação das leis de ohm e também das características das associações de resistores, pois as lâmpadas inseridas no circuito são consideradas resistores por fazer menção aquelas lâmpadas de filamento de tungstênio que nem são mais vendidas, estas funcionam através da resistência elétrica que a corrente elétrica encontra ao tentar fluir por este filamento, devido ao efeito Joule, acontece o brilho.
- O exercício deixa algumas duvidas em sua redação, é necessário um pouco mais de clareza para que não haja dúvidas para determinar o que se pede.
Para maiores informações acesse os links abaixo:
https://brainly.com.br/tarefa/51116747
https://brainly.com.br/tarefa/29840253
A imagem a seguir traz um pequeno resumo: