2.Observe a figura e, a partir das ideias sugeridas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- A utilização dos recursos naturais é imprescindível para a sobrevivência humana e cada pessoa deve utilizar esses recursos para realizar seus desejos.
PORQUE
II- Construir móveis utilizando madeiras de reflorestamento é uma forma de poupar florestas nativas e assim favorecer o desenvolvimento sustentável.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta de I.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Soluções para a tarefa
A alternativa A) é a correta.
A utilização dos recursos naturais é imprescindível para a sobrevivência humana e cada pessoa deve utilizar esses recursos para realizar seus desejos, porém, com cuidado para que não haja destruição da natureza de forma irreversível.
Sendo assim, é importante adotar medidas de responsabilidade socioambiental, como é o caso do uso de madeira de reflorestamento, o planejamento de silvicultura e a criação de normas para o extrativismo.
Espero ter ajudado!
Resposta: Alternativa D
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
Justificativa da asserção I esta incorreta:
''Há pouco tempo, pela aparente abundância de alguns recursos naturais, o Homem desconhecia a finitude desses recursos, acreditava que o meio ambiente era uma fonte inesgotável, portanto, sequer percebia o tesouro que até hoje, desperdiça. Entretanto, devido ao frenético desenvolvimento econômico e tecnológico sem limites, realizado pelo Homem e a crescente demanda desses recursos visando satisfazer seus desejos de conforto e consumo, emerge a urgente necessidade em não apenas conscientizar, mas principalmente impor limites no uso e fruição desse tesouro, estancando assim o imensurável e irreparáveis prejuízos ao meio ambiente."