História, perguntado por 5806101, 6 meses atrás

2 - Observe a charge a seguir e responda.

Charge de AGOSTINI, A. Revista Illustrada, n. 309, 29 jul. 1882 (adaptado).
Segundo a charge, os últimos anos da Monarquia foram marcados por
a) debates promovidos em espaços públicos, contando com a presença da família real.
b) atividades intensas realizadas pelo Conde D’Eu, numa tentativa de salvar o regime monárquico.
c) revoltas populares em escolas, com o intuito de destituir o monarca do poder e coroar seu genro.
d) críticas oriundas principalmente da imprensa, colocando em dúvida a continuidade do regime político.
e) dúvidas em torno da validade das medidas tomadas pelo imperador, fazendo com que o Conde
D’Eu assumisse o governo.


lorrayne7923500: letra d

Soluções para a tarefa

Respondido por fe49914
15

Resposta: ALTERNATIVA D) Críticas oriundas principalmente da imprensa, colocando em dúvida a continuidade do regime político

Explicação:

Respondido por MariUwU3
25

Resposta:

História semana 4-pet3

1-O texto fala, especificamente, da coroação de Dom Pedro II, cuja ascensão antecipada ao trono (o Golpe da Maioridade) foi feita, entre outras razões, para acabar com as revoluções nativistas e separatistas que se multiplicavam no país, de modo que ele desejava (e precisava) se apresentar como genuinamente brasileiro (coisa que de fato era) e se afastar da ideia de um monarca de ascendência portuguesa e da colonização (coisa que também era verdade).

Deste modo, ao valorizar o tropicalismo e a sua "brasileirice", Dom Pedro II pretendia apagar o passado colonial e a sua identidade portuguesa, favorecendo uma imagem de um Imperador do povo brasileiro.

É correta a alternativa E.

2-Era recorrente no curso da decadência do II Império as críticas expressas pela imprensa como o "Revista Ilustrada" de 1882. A "questão religiosa" de 1873 e a "questão militar" de 1870 figuravam entre os ingredientes do recrudescimento da crise política. Em ambas era preocupante a perda, pela monarquia, do apoio de importantes setores da elite nacional como os bispos católicos e os militares, respectivamente.

Letra D.

3-O que se pode observar de D. Pedro II a partir da charge apresentada é que ele se mostrava passivo enquanto diversas discussões políticas estavam em pauta. Isso é possível de se observar pelo fato de o mesmo ter sido representado barbudo, além de estar sentado e dormindo, como se não tivesse problemas a resolver.

A charge é formada por um só desenho que é realizado para criticar acontecimentos de interesse público.

As charges normalmente são usadas para chamar a atenção sobre pautas que possuem diferentes opiniões por parte das pessoas, sendo, muitas vezes, uma parte contra e a outra parte a favor. Ou seja, são polêmicas.

:-)

Perguntas interessantes