Biologia, perguntado por thaismeloto1, 9 meses atrás

2) Observando o mapa dos domínios morfoclimáticos do Brasil (questão 1), explique o que são as faixas de transição.
3) Os solos da Amazônia são pobres em nutrientes. Então como podemos explicara grande diversidade vegetal desse domínio?
“A degradação do Domínio Amazônico pode influenciar no clima dos estados doSul do país, Paraná corre perigo”. Explique.
ajuda pfvv

Soluções para a tarefa

Respondido por hatilahikari
414

Resposta:

2)são áreas intermediárias entre as regiões naturais, muitas vezes agrupam características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Além disso, as faixas de transição são áreas de grande biodiversidade pois nelas encontram-se várias espécies de vários domínios

3) Os solos amazônicos possuem uma restrita camada de matéria-orgânica que se encontra na superfície, conhecida como húmus. Essa fina camada fértil é oriunda da própria floresta, nela os organismos (insetos, fungos, algas e bactérias) vivos reciclam os nutrientes dispostos no ambiente. Além disso, outros fatores contribuem para o processo, como a temperatura, que permanece alta o ano todo; a enorme umidade relativa do ar presente na região e a restrita variação do clima.

Deixe seu Obrigado e Melhor Resposta, Obrigado <3


thaismeloto1: muito obrigado
thaismeloto1: como coloco como melhor resposta
loh7263: Obrigada
sandrafinkler: obrigado
Respondido por isabellicostasilva
56

Resposta:

2) Observando o mapa dos domínios morfoclimáticos do Brasil (questão 1), explique o que são as faixas de transição.

Faixas morfoclimáticas são áreas intermediárias entre as regiões naturais, muitas vezes agrupam características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Além disso, as faixas de transição são áreas de grande biodiversidade pois nelas encontram-se várias espécies de vários dominios.

3) Os solos da Amazônia são pobres em nutrientes. Então como podemos explicara grande diversidade vegetal desse domínio?

Os solos amazônicos possuem uma restrita camada de matéria-orgânica que se encontra na superfície, conhecida como húmus. Essa fina camada fértil é oriunda da própria floresta, nela os organismos (insetos, fungos, algas e bactérias) vivos reciclam os nutrientes dispostos no ambiente. Além disso, outros fatores contribuem para o processo, como a temperatura, que permanece alta o ano todo; a enorme umidade relativa do ar presente na região e a restrita variação do clima. Tudo isso garante a sustentação da floresta.

“A degradação do Domínio Amazônico pode influenciar no clima dos estados do Sul do país, Paraná corre perigo”. Explique.

A degradação do Domínio Amazônico permite que massas de ar quente sigam para a região sul do país, que recebe uma massa polar fria, quando essas duas massas de ar, quente e fria se chocarem, mudanças climáticas irão ocorrer no sul.

Tendo em mente essa possibilidade de mudança climática, é importante que os governantes do sul, empresas e pessoas, se unam para tentar diminuir ou parar a degradação do Domínio Amazônico.

5) Diferencie Bioma e Domínio Morfoclimático.

Enquanto o BIOMA leva em consideração os fatores bióticos, ou seja, populações biológicas que habitam um determinado local, o conceito de DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO, leva em consideração, como o nome sugere, os aspectos físicos do relevo, sobretudo a interação entre o clima e forma de um determinado local.

Ex: O Bioma Caatinga trata das espécies de fauna e flora que pertencem à trechos da Região Nordeste, já o Domínio Morfoclimático da Caatinga, trata do clima semi-árido que influencia na configuração do relevo, de estrutura cristalina e tal.

Explicação:

Perguntas interessantes