ENEM, perguntado por valeriaacarlosp93e2p, 10 meses atrás

2. (OBA) Suponha que num certo dia o sol esteja Fino na cidade de Jussara. Estou corre no meio do dia solar verdadeiro. Um aluno um poste em Jussara não fazia sombra nesse instante. Os desenhos representam a sombra de um poste na cidade de Porto alegre, RS no Oiapoque, AP, no mesmo instante. Escreva abaixo de cada desenho o nome das respectivas cidades. Dado = Norte e S = Sul. 3. Com base nas imagens da questão anterior, que argumento podemos utilizar para afirmar que a terra não pode ser plana? Relacione sua resposta com descoberta de eratóstenes na Biblioteca de Alexandria.

Soluções para a tarefa

Respondido por Xudrunsk
73
2- Coloquei na foto a resposta para a primeira pergunta.

3 - Eratóstenes foi um dos primeiros a calcular a circunferência da Terra.

Em sua época, as datas dos solstícios e equinócios eram levemente diferentes das atuais, devido à precessão dos equinócios. Mas ele conhecia as datas em que estes eventos ocorriam. Ele foi diretor da Biblioteca de Alexandria, e num dos manuscritos dessa instituição tomou conhecimento de que no Solstício de Verão, na cidade de Siena (atual Assuão), ao meio dia, o Sol ficava quase exatamente no zênite, de modo que podia ser observado no fundo de um poço. Porém, em Alexandria, na mesma data e mesma hora, isso não era possível, pois o Sol não fica suficientemente perto do zênite. Então percebeu que se ele pudesse determinar esse ângulo e soubesse a distância entre as cidades, poderia determinar o tamanho da Terra. Contratou um itinerante para medir a distância das cidades em passos, que era comum na época. Eram pessoas treinadas para caminhar com passadas muito regulares. Assim constatou que a distância era de 5 040 estádios. Fixou uma vareta perpendicular ao solo, em Alexandria, mediu o comprimento da sombra em proporção ao comprimento da vareta e, com isso, encontrou o ângulo de 7,2° ou 1/50 da circunferência. Portanto o perímetro total da circunferência terrestre deveria ser 5 040 x 50 = 252 000 estádios.

Nesse cálculo, assume-se implicitamente que Siena e Alexandria estejam no mesmo meridiano, porém há uma diferença em torno de 2,98° de longitude entre as cidades, o que produz uma pequena diferença de 0,135%, que não é relevante em comparação a outras fontes de erro.

O detalhe mais importante é que na época de Eratóstenes havia muitas unidades com mesmo nome (stadium) e diferentes comprimentos, variando desde 156 m até 210 m. Devido a essa inexistência de padronização, diferentes fontes apontam diferentes valores para o resultado que teria sido encontrado por Eratóstenes. Em 1972, Lev Vasilevich Firsov analisou 81 trabalhos de medida realizados por Eratóstenes e Estrabão, para calcular inversamente quanto deveria ser o stadium utilizado por eles, e chegou ao valor 157,7 m. Com isso tornou-se possível saber que a circunferência da Terra medida por Eratóstenes, convertida no sistema métrico moderno, corresponderia a cerca de 39 700 km, muito semelhante ao valor correto (40 008 km).

Com o movimento aparente do Sol, a Terra não pode ser plana, o experimento de Eratóstenes comprovou isso. Na questão anterior as imagens também mostram as diferenças entre o movimento aparente do Sol, e mais, as sombras do mesmo comprimento mostram que os raios solares chegaram na Terra formando sombras do mesmo tamanho, para isso, a Terra não poderia ser plana.

Bons estudos!!!!
Anexos:
Perguntas interessantes