2)
O tratamento de exceções permite que, um fluxo que se deseja, mas que pode falhar, seja controlado de alguma forma. Como exemplo, podemos ilustrar uma aplicação desktop, aquelas com interface gráfica, que deseja ao ser finalizada, algumas de suas configurações sejam armazenadas em memória secundária (não volátil). Esse processo se daria de forma macro da seguinte forma: ao identificar o fechamento da tela, recupera-se as configurações atuais, e então as escreve em um algum arquivo de configuração.
O processo descrito no parágrafo anterior, entendemos como desejado, mas pode falhar, por exemplo ao não obter espaço para armazenamento do arquivo. Neste caso, podemos controlar o fluxo de execução, prevendo essa possível falha (exceções) utilizando qual estrutura de controle, em Java?
Selecione uma alternativa:
a)
try-catch-finally
b)
if-failed
c)
on-error
d)
exists-error
e)
on-catch-finally
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)try-catch-finally
Explicação:
Necessitamos usar try, porque estamos fazendo operação de conversão, é uma maneira mais robusta de tratar possíveis erros no momento da conversão, por exemplo, não é possível converter um caractere “?” por um número, porém como a entrada de dados é liberada o usuário final poderá digitar algo inadequado, resultando em erro e quebra da execução do programa por falha, com o try podemos evitar esta queda brusca e então tratar o erro da melhor forma.
Onde XException e YException que deveriam ser substituídos pelo nome do tipo de exceção. Os blocos não podem ser separados por outros comandos — um erro de sintaxe seria detectado pelo compilador Java neste caso. Cada bloco try pode ser seguido por zero ou mais blocos catch, onde cada bloco catch refere-se a uma única exceção.
O bloco finally, quando presente, é sempre executado. Em geral, ele inclui comandos que liberam recursos que eventualmente possam ter sido alocados durante o processamento do bloco try e que podem ser liberados, independentemente de a execução ter encerrado com sucesso ou ter sido interrompida por uma condição de exceção. A presença desse bloco é opcional.