História, perguntado por celiafernandes484, 9 meses atrás

2. O Tratado de Latrão foi assinado em 11 de fevereiro de
1929 durante uma ditadura. O líder do fascismo tornou-se
primeiro-ministro do país após a Marcha sobre Roma em
1922. Em 1925, declarou-se ditador do país, governando a
Italia ditatorialmente até 1945. A assinatura do Tratado de
Latrão e o fim da Questão Romana trouxeram grande
prestígio para seu governo. Quem governava a Itália na
ocasião de assinatura do Tratado de Latrão:

A) Vitor Emanuel II.

B) Domenico Barone

C) Benito Mossulini

D) Francesco Pacelli

pode ajudar prfv!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por lanarodrigues37
1

Resposta:

O Tratado de Latrão foi o acordo assinado entre o Reino da Itália e a Santa Sé (Igreja Católica) em 1929. Nesse acordo, foi solucionada a Questão Romana, assim, as disputas territoriais existentes entre as duas partes desde o século XIX tiveram fim. Com o Tratado de Latrão, foi criado oficialmente o Estado da Cidade do Vaticano, um pedaço de terra soberano sob domínio da Igreja Católica.

Explicação:A importância do Tratado de Latrão na Itália só pode ser percebida se houver uma real compreensão do que foi a Questão Romana. Esse assunto foi uma consequência da Unificação Italiana, que aconteceu na segunda metade do século XIX e resultou no surgimento da Itália como nação.

O processo de unificação territorial da Itália iniciou-se na década de 1850 e foi encabeçado pelo Reino de Piemonte-Sardenha e por seu rei, Vitor Emanuel II. A unificação territorial aconteceu por meio da conquista e anexação de outros reinos da Península Itálica ao território de Piemonte-Sardenha.

Desse processo surgiu o Reino da Itália em 1861, todavia, nesse momento, a região central da Península Itálica não fazia parte do Reino da Itália, pois estava sob o domínio da Igreja Católica e era conhecida como Estados Papais, um Estado em decadência e que era ameaçado pelas ambições do Reino da Itália de conquistá-lo.

Perguntas interessantes