História, perguntado por JULIACRISTINE, 1 ano atrás

2. O texto abaixo é trecho de um livro escrito em 1587 pelo português Gabriel Soares de Sousa,que emigrou para o Brasil, onde possuía um engenho de açúcar. Leia-o e resolva as questões.
"Costumam os padres [jesuítas] irem pelas fazendas da Bahia e confessar a gente que por ela está espalhada nos engenhos e fazendas [...]. [Os padres] confessam os [...] índios da terra; [...] e fazem cristãos os que não o são; enfim trabalham para pô-los em bom estado e à volta destas boas obras perguntam-lhes na confissão como foram resgatados, e donde são naturais e se acham que não foi oresgate feito em forma, dizem aos índios que são forros e que não podem ser escravos, que se quiserem
ir para suas aldeias que lá os defenderão, e farão pôr em sua liberdade, com o que fizeram e fazem fugir muitos escravos destes e os recolhem nas suas aldeias [jesuíticas], donde seus senhores os não podem mais tirar [...].
a)De que assunto trata o texto? b) O que significava para os donos dos escravos a ida dos indígenas para as aldeias dos jesuítas? c) No século XVII, foram frequentes os conflitos entre colonos e jesuítas. Com base no documento,
explique as razões desses conflitos.










JULIACRISTINE: a)De que assunto trata o texto? b) O que significava para os donos dos escravos a ida dos indígenas para as aldeias dos jesuítas? c) No século XVII, foram frequentes os conflitos entre colonos e jesuítas. Com base no documento,explique as razões desses conflitos.

Soluções para a tarefa

Respondido por victoria05072003
3
ele fala do açucar ele escreveu um livro sei nao a resposta



JULIACRISTINE: açucar? 'o achei que era de padre catequizando indios ,mas vlw ^^
Perguntas interessantes