2) O termo "Corrida da África” refere-se à ocupação desenfreada que o continente sofreu a partir, principalmente,
da segunda metade do século XIX. As potências europeias passaram a promover a ocupação do continente de
maneira sistemática, com esse processo alcançando o ápice durante a Conferência de Berlim, realizada em 1884
1885". Comente a relação desse processo de conquista e o discurso civilizatório.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As nações presentes tinham o interesse de organizar a partilha da África.
O termo “Corrida da África” refere-se à ocupação desenfreada que o continente sofreu a partir, principalmente, da segunda metade do século XIX. As potências europeias passaram a promover a ocupação do continente de maneira sistemática, com esse processo alcançando o ápice durante a Conferência de Berlim, realizada em 1884 e 1885.
Durante esse processo de conquista, os países europeus justificavam sua ação por meio de um discurso civilizatório. Eles alegavam que a dominação do continente africano visava levar o modo de vida “desenvolvido” do ocidente, com o advento das tecnologias que haviam surgido. Além desse argumento, os europeus utilizaram a difusão do cristianismo como pretexto. No entanto, essas justificativas foram utilizadas para esconder o real interesse puramente econômico na região.
Resposta da B)
Quando a África foi colonizada ela foi dividida em fronteira artificiais,ou seja de acordo com interesses europeus,foram prejudiciais aos africanos por colocarem inimigos no território, gerando conflitos que acontecem até os dias atuais.
França, Grã-Bretanha, Portugal, Alemanha, Bélgica, Itália, Espanha, Áustria-Hungria, Países Baixos, Dinamarca, Suécia e Noruega, Turquia e EUA assinaram a ata da Conferência de Berlim em 1885, com o objetivo de assegurar as vantagens de livre navegação e o livre comércio sobre os principais rios africanos que desaguam no Atlântico e delimitaram os novos territórios africanos para cada país. É necessário entender que os povos africanos não aceitaram de forma passiva, e é importante pensar esses povos como múltiplos, e múltiplas foram as suas reações, sejam elas favoráveis ou contrárias, as resistências à partilha da África foram diversas.
A relação entre a conquista e a missão civilizatória durante a “Corrida da África” é que os territórios conquistados tiveram como parte da justificativa para a invasão a missão que o homem branco europeu possuía de levar a civilização para os povos que eram considerados primitivos.
A missão civilizatória era uma justificativa ideológica
O homem branco europeu, naquele contexto, acreditava que existia uma superioridade de sua raça, o que lhe dava o direito de dominar outros povos não europeus, através de um discurso racista e pseudocientífico.
A missão civilizatória surge como um discurso dominação para conquistar territórios, extrair matérias primas para as indústrias europeias, alcançar novos mercados para os seus produtos e investir capitais para conseguir multiplicar seus lucros.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a "Corrida da África" em: https://brainly.com.br/tarefa/485969