2) O ser humano sempre olhou para o céu com curiosidade e muitas indagações. Com o passar do tempo, foi percebendo que algumas observações tinham relação com fenômenos da Terra. Por exemplo, os povos antigos compreenderam que os movimentos do Sol e da Terra estavam relacionados às estações do ano. A partir dessa compreensão, passaram a utilizar esse conhecimento em muitas de suas atividades cotidianas.
a) Cite dois exemplos de atividades dos povos antigos que utilizavam o conhecimento sobre os astros.
b) Como a observação das constelações foi importante para esses povos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)
O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita, por exemplo. Algumas culturas antigas, como os maias, os chineses, os egípcios e os babilônios, foram capazes de elaborar complexos calendários baseados no movimento do Sol e outros astros.
b)
Conhecer o céu e a posição das estrelas antigamente era muito importante para a vida, pois utilizavam o céu na navegação como pontos de localização e na agricultura para perceber as mudanças das estações do ano.
Explicação:
A curiosidade humana em relação ao dia e à noite, o Sol, a Lua e as estrelas, levou os homens primitivos à conclusão de que os corpos celestes parecem se mover regularmente. A primeira utilidade desta observação foi, portanto, definir o tempo e orientar-se.
Constelação é um conjunto de estrelas visíveis que estão numa mesma posição. Antigamente, os astrônomos acreditavam que as constelações formavam figuras de animais, pessoas e objetos, o que os incentivou a nomeá-las.