Filosofia, perguntado por dianasoares1522, 6 meses atrás

2 - O realismo político de Maquiavel rompe com toda uma tradição filosófica idealista, iniciada com os gregos
antigos e que passa pela Idade Média. A maneira como Maquiavel pensa a política e o poder no livro “O
Principe" funda o que hoje chamamos de Ciência Política, pois suas análises e teorias são elaboradas com base
na observação da experiência histórico-concreta. Nesse sentido, como o pensamento de Maquiavel pode nos
ajudar a entendermos a política nos dias atuais?

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Respondido por resolveai
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Resposta:

Maquiavel abre espaço para entender a política como uma atividade calculista, pois em sua obra O Principe, o autor apresenta inúmeras estratégias para que o Principe pudesse se manter dominante em seu território e nos territórios conquistados. Sendo assim, Maquiavel nos ajuda a entender a política nos dias atuais, no sentido de que ela também é operada numa lógica calculista. Por exemplo, por que em épocas de eleições os candidatos se deslocam para fazer campanhas em bairros mais carentes do que em bairros de maior poder econômico? Certamente, porque os bairros mais pobres por possuirem estrutura mais precárias, menores indíces de planejamento familiar fazem com que esses bairros sejam mais movimentados, tenham maior número de residentes e isso na visão do político significa mais votos. Ainda nessa questão, podemos adicionar o fato dos moradores dessas regiões terem seus direitos básicos negados diariamente, como falta de asfalto, saneamento básico, infraestrutura ruim e por esse motivo o politico vê nessas áreas eleitores mais pré-dispostos a se engajarem nas eleições, pois necessitam da presença do estado naquela localidade a fim de garantir melhorias que possibilitem as condições mínimas de existência. Ao passo, que em bairros de maior poderio econômico, as famílias não tem seu direitos negados e vivem em situações mais comodas de existência, assim sendo, analisam as propostas políticas não a partir do pathos (sentimento), mas na ótica do logos, isto é, da razão do discurso.

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