2- O que são corpos transparentes, translúcidos e opacos? De exemplos destes corpos presentes na
região onde você mora.
3 - Descreva, com as suas próprias palavras, o princípio da propagação retilínea.
Soluções para a tarefa
Meios transparentes: permitem propagação de luz. Ex: ar, água limpa.
Meios Translúcidos: permitem propagação parcial da luz. Ex: nevoeiro, vidro fosco.
Meios opacos: não permite propagação de luz. Ex: Uma parede.
Resposta:
1-A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta.
2-Corpos transparentes são aqueles que permitem a passagem de quase toda a luz que incide sobre eles. ... Objetos transparentes são aqueles que permitem ver através dele e permitem que a luz passe facilmente. Exemplos destes corpos presentes na região
3-A propagação retilínea é vista de forma mais lucida e palpável na luz, que vai de um local a outro da vasta imensidão do sistema solar em linha reta, uma boa comprovação dessa sua contatação são os eclipses que acontecem quando a lua vai de se sobrepor a luz do sol assim interrompendo a propagação.
4-A trajetória que um raio de luz em um sentido, e continua sendo a mesma quando o raio troca o sentido do seu percurso.
5-A trajetória seguida pelo raio de luz, num sentido, é a mesma quando o raio troca o sentido de percurso.
6-A formação da sombra, entendida como a formação de uma região destituída de luz, é uma consequência do princípio de propagação retilínea da luz.
7-Sombra: obscuridade produzida pelos raios solares. Ou seja as pessoas tapa um pouco de sol e causa uma intercepção por um corpo opaco.
Penumbra: ponta de transição entre luz e sombra, e completo. (Meia luz)
8. a-Onde a lua tenta ser iluminada porém a terra impede que a luz do sol a ilumine (pode ser penumbra, parcial e total)
b-Onde a lua está entre a luz do sol e a terra (mais raro e em lugares específicos).
Explicação: