2. O que o experimento de Pasteur diz sobre a teoria da biogênese?
Soluções para a tarefa
O experimento de Pasteur pode ser chamado de "pescoço de cisne" e foi muito importante para comprovar a teoria da biogênese.
No século XIX predominava a teoria da abiogênese, que dizia que os seres vivos surgiam a partir do "nada", ou seja, não eram originados a partir de outros seres vivos. Pasteur, para provar que isso estava errado, promoveu a experiência do pescoço de cisne.
Ele adicionou um caldo nutritivo a um recipiente de vidro e curvou o gargalo formando esse pescoço de cisne, de forma que as partículas que estivessem ali não pudessem chegar ao caldo.
O próximo passo foi ferver o caldo nutritivo, eliminando todas as formas de vida (esterilização). Em seguida deixou o material esfriar e observou que por muitos dias nada cresceu ali, pois o pescoço de cisne impediu a chegada de microrganismos vivos, e então não teria de onde surgirem novos seres.
Quando ele quebrou esse pescoço, ele permitiu que os organismos chegassem ao caldo nutritivo, o que fez com que novos organismos crescessem, provando que todo ser vivo só pode surgir por reprodução: A teoria da biogênese.