2. O que é uma ligação covalente coordenada? Defina e dê exemplo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ligação covalente coordenada, ou simplesmente como ligação dativa ou coordenada, é descrita como uma ligação covalente entre dois átomos, na qual os dois elétrons compartilhados provêm do mesmo átomo.Este tipo de ligação química é bastante comum e ocorre frequentemente com átomos de cloro, enxofre, fósforo, entre outros diversos elementos químicos. ... Estrutura do Dióxido de Enxofre (SO2), com uma ligação covalente coordenada. Estrutura do Trióxido de Enxofre (SO3), com duas ligações covalentes coordenadas.
Resposta:
As ligações covalentes ocorrem quando há o compartilhamento de elétrons entre os átomos, tornando todos os átomos que participam deste tipo de ligação estáveis, porém, no caso da ligação covalente coordenada ou dativa, o átomo que possui pares de elétrons disponíveis e que não está realizando o compartilhamento deles com outro átomo pode “doar” estes elétrons livres para um outro átomo qualquer, realizando desta forma uma ligação covalente simples e uma ligação covalente coordenada ou dativa, onde há a transferência de elétron(s) de um átomo para o outro.
Explicação:
Este tipo de ligação química é bastante comum e ocorre frequentemente com átomos de cloro, enxofre, fósforo, entre outros diversos elementos químicos.
Para que uma ligação covalente coordenada ocorra é necessário que um dos átomos compartilhe um par de elétrons com outro átomo, e ao mesmo tempo, faça cessão de um ou mais elétron(s) com outro átomo, que apenas participa da ligação recebendo o(s) elétron(s). Para facilitar o entendimento.
A ligação covalente coordenada ocorre somente se o átomo que é responsável pela doação de elétron(s) estiver estabilizado de acordo com a regra do octeto, ou seja, primeiramente ocorre o compartilhamento dos elétrons com um átomo, até que ambos estejam estáveis, para somente após esta estabilização ocorrer a doação do(s) elétron(s) para o outro átomo tornar-se estável.