2) O que é um Universo observável?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em Cosmologia, o universo observável é a região do espaço limitada por uma esfera, cujo centro é o observador, suficientemente pequena para que objetos possam ser observados nela, ou seja, houve tempo suficiente para que um sinal emitido pelo objeto a qualquer momento depois do Big Bang, movendo-se à velocidade da luz, tenha alcançado o observador agora.
Cada posição tem seu próprio universo observável, que pode ou não fazer parte daquele centrado na Terra.
Resposta:
Define-se como “universo observável” a região do universo que contém toda a matéria que pode ser observada do nosso planeta no tempo presente. Assumida uma distribuição uniforme e homogênea de radiação no universo, pode-se dizer que a distância de um observador situado na Terra à fronteira do universo observável é praticamente a mesma em todas as direções. O universo observável, portanto, é uma região esférica centrada na Terra.
Explicação:
Alguns defendem um universo muito maior que o universo observável; outros poucos admitem a possibilidade de um universo menor que o universo observável, argumentando que galáxias tidas como extremamente distantes seriam apenas imagens duplicadas de galáxias próximas cuja luz circundou o universo. O caso especial de um universo de tamanho exatamente igual ao do universo observável é considerado altamente improvável, uma vez que exigiria que o nosso planeta fosse o centro absoluto do universo. Os modelos cosmológicos atualmente mais aceitos, contudo, defendem um universo finito em idade e infinito em extensão, o que permanece compatível com o fato de apenas uma região finita do universo ser observável a partir da Terra.
Por: Paulla Alves, Graduando em História. Espero ter ajudado :)