Pedagogia, perguntado por palomandfonseca, 10 meses atrás

2) O projeto Logo foi criado e desenvolvido por Seymour Papert. Acredita-se que tenha sido o primeiro software desenvolvido com finalidade educacional, e ficou popularmente conhecido como “Jogo da Tartaruga”. Marque a alternativa que corresponde à descrição desse software. a) O Logo é um SE que utilizava uma linguagem de programação na qual a criança era estimulada a movimentar uma tartaruga na tela do computador por meio de comandos. Tal linguagem era utilizada para trabalhar o raciocínio lógico, os conceitos de abstração, noção espacial, entre outras abordagens. b) O software Logo ficou mundialmente conhecido por ser um software que utiliza blocos lógicos, associados a itens de som e imagem, para que o programador, que pode ser uma criança, desenvolva histórias interativas, jogos e animações. A faixa etária inicialmente era de 8 a 16 anos, mas passou a ser utilizado por pessoas de todas as idades. c) Papert Seymour foi pioneiro ao criar o projeto Logo, que ficou conhecido por ser uma ambiente virtual de aprendizagem, onde os sujeitos eram representados por avatares, que podiam ser entendidos como personagens que representam a personalidade da pessoa no ambiente, sendo a tartaruga o avatar mais importante do projeto. d) O conhecido "Jogo da Tartaruga" tinha por característica apresentar informação com o intuito de instruir o usuário, de ensiná-lo e/ou instrumentalizá-lo sobre determinado conteúdo, para isso a apresentação era realizada por meio de uma tartaruga, com intuito de aproximar a realidade dos alunos, de forma lúdica. e) O projeto Logo ficou popularmente conhecido por recriar a realidade em meio digital, ou simular situações ou experimentos onde era possível testar alternativas, com auxílio da tartaruga e, dependendo da escolha o resultado era diferente. Além disso, outra característica importante era a justificativa que o sistema apresentava para o resultado escolhido.

Soluções para a tarefa

Respondido por silvia97
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a) O Logo é um SE que utilizava uma linguagem de programação na qual a criança era estimulada a movimentar uma tartaruga na tela do computador por meio de comandos. Tal linguagem era utilizada para trabalhar o raciocínio lógico, os conceitos de abstração, noção espacial, entre outras abordagens.
Respondido por josemariafs
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2.  

O projeto Logo foi criado e desenvolvido por Seymour Papert. Acredita-se que tenha sido o primeiro software desenvolvido com finalidade educacional, e ficou popularmente conhecido como “Jogo da Tartaruga”. Marque a alternativa que corresponde à descrição desse software.

Resposta:   Você acertou!

A.  

O Logo é um SE que utilizava uma linguagem de programação na qual a criança era estimulada a movimentar uma tartaruga na tela do computador por meio de comandos. Tal linguagem era utilizada para trabalhar o raciocínio lógico, os conceitos de abstração, noção espacial, entre outras abordagens.

Explicação:    Por que esta resposta é a correta?

O Logo utilizava uma linguagem de programação na qual a criança era estimulada a movimentar uma tartaruga na tela do computador por meio de comandos. Tal linguagem era utilizada para trabalhar o raciocínio lógico, os conceitos de abstração, noção espacial, entre outras abordagens. A partir das ideias de Seymour Papert e com a evolução dos computadores, os softwares passaram a utilizar interface gráfica com melhor resolução, tornando os mesmos muito mais atrativos para os alunos usuários desses softwares. “O jogo da Tartaruga” foi fundamental para a inserção da linguagem de programação entre as crianças.

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