2) O processo de construção da ideia de sujeito
em seus primórdios se caracteriza por pressupor:
A) A noção de inconsciente individual e coletivo,
0
B) A ideia de consciência e o princípio da reflexão.
C) A desconstrução da ideia de identidade.
Qual a oposição fundamental dos polos do
conhecimento segundo a Gilocofin
Soluções para a tarefa
Resposta:
b
a ideia de consciencia e o principio da reflexao
O processo de construção da ideia de sujeito em seus primórdios se caracteriza por pressupor a ideia de consciência e o princípio da reflexão. Logo, a alternativa B está correta.
Quem primeiro constrói a ideia de sujeito com base na consciência e na reflexão é Sócrates, mestre de Platão.
Sócrates é considerado o pai da filosofia por ter sido o pioneiro a buscar a verdade e o conhecimento ao modo filosófico.
O método socrático é o método de investigação próprio da filosofia, ou seja: é a busca incessante e rigorosa pela Verdade.
Sócrates utilizava, para isto, a dialética. Por meio da dialética, a investigação da verdade contrapunha opiniões e definições diferentes e peneirava os argumentos para melhor fazer enxergar a verdade os dois interlocutores.
Sócrates, especificamente, tinha o objetivo não de provar a ignorância do ouvinte, mas a ignorância da própria ignorância, ou seja, a arrogância do ouvinte em achar que sabe o que não sabe. Para isto, a ironia socrática foi um famoso meio de chocar o interlocutor e paralisá-lo para, assim, as ideias verdadeiras nascessem dele - Sócrates usava bastante a metáfora da parteira.
Assim, a frase da tirinha exemplifica a atitude socrática de não querer ensinar algo, mas de afastar os obstáculos que estão atrapalhando o interlocutor de pensar e conhecer algo por si mesmo.
Os sofistas, contudo, não buscavam a verdade, e sim o convencimento, a sedução do ouvinte por meio das técnicas do discurso bem trabalhadas. Para isso, não utilizavam da dialética, e sim da retórica e da oratória, que ensinavam, inclusive, cobrando ouro.
O discurso dialético socrático, assim, é o discurso ideal para uma investigação franca e de boa-fé em busca da verdade, seja em família, entre amigos ou entre colegas de profissão.
O discurso retórico sofista, contudo, é ideal apenas para momentos em que debates públicos ocorrem, quando o convencimento do público se faz mais necessário do que a investigação honesta pela verdade.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/30412730