2. O primeiro movimento da patrística era composto pelos primeiros professadores da fé cristã e pelos padres apologistas, que tinham a missão de fazer uma defesa do pensamento cristão. "Entre a sabedoria que cria e a sabedoria criada, e entre a justiça que justifica e a justiça que vem da justificação, existe a mesma diferença que há entre a luz que ilumina e a luz refletida.".AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Paulus, 1997.0 trecho retirado da obra Confissões de Santo Agostinho, reflete que característica da Patrística? A renascença religiosa. A racionalização da fé. O romantismo da igreja católica A humildade de pensamento. O O contratualismo cristão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A racionalização da fé.
Explicação: Agostinho buscou diversas correntes teóricas e escolas filosóficas na tentativa de encontrar um sentido para a sua vida. Teve contato com o pitagorismo, com o maniqueísmo e com parte da Filosofia Helênica. Sua mãe esforçou-se para a criação cristã do filho, que na juventude não se interessou pelo Evangelho, pois “as escrituras sagradas pareciam-lhe vulgares e indignas de um homem culto”. Dada a sua conversão, aliada à erudita educação fornecida graças aos esforços do pai, Agostinho converteu-se, ordenou-se e passou a estudar a Teologia baseada na Filosofia e a combater as heresias.
Confissões, obra que mescla Literatura e elementos filosóficos, Confissões apresenta a biografia de Agostinho, contando seus momentos em que ele encontrava-se, como ele mesmo diz, "perdido", antes da conversão, até os momentos que viveu, segundo ele mesmo, momentos de glória, após a conversão ao cristianismo.
A Filosofia passou por uma mudança significativa na transição entre a Filosofia da Antiguidade e a Filosofia da Idade Média. O homem se tornou o foco ligado à crença divina e a justificativa da fé cristã (A).
Desse modo, o bojo da Filosofia Patrística gira em torno de relacionar a razão com a fé, evidenciando os princípios metafísicos e ontológicos que viriam das doutrinas platônicas, aristotélicas e neoplatônicas.
Sua preocupação vai de encontro com a tentativa de levar o homem a Deus pela Revelação e, também, pela racionalidade, função dada ao homem por Deus.
Uma das figuras importantes da Patrística é Santo Agostinho, autor de "As Confissões" e "A Cidade de Deus". Segundo Santo Agostinho, que concebe a teoria da iluminação divina, ideia de encontro da verdade e da felicidade.
Assim, o exterior passa para o interior e eleva-se ao superior, ou seja, tudo o que é terreno ao homem (externo) deve ser apropriado e refletido de modo interno, através da razão e, assim, após refletido, é transferido para o superior, para Deus e para a divindade, Sumo Bem e Unidade. Seria, em outras palavras, o processo de remomeração de Deus.
Link: brainly.com.br/tarefa/111627