(2) O pistão entra em movimento e comprime o combustível na câmara.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como funciona a combustão a diesel
Antes de mergulharmos de vez nas atribuições da pré-câmara de combustão, precisamos entender em detalhes como o motor a diesel funciona. Vale lembrar que ele possui um ciclo capaz de transformar energia térmica em energia mecânica a partir da queima do óleo diesel, o que acontece dentro de cada cilindro do motor.
Enquanto em motores Ciclo Otto a combustão ocorre por meio de uma faísca, que é produzida pela vela de ignição, os motores a diesel fazem essa queima de combustível a partir do calor liberado quando o ar é altamente comprimido na câmara de combustão.
Isso quer dizer que, nos motores a diesel, o combustível é inflamado com a compressão extrema e, ao se expandir, movimenta o pistão do motor, gerando a energia mecânica. Esse processo também acontece em quatro tempos. O primeiro ciclo é o de admissão , quando o ar é sugado para dentro do cilindro (motor aspirado) e alimentado sobre pressão em motor turbinado, através da válvula de entrada.
Na sequência, temos o segundo processo, chamado de compressão, em que o pistão sobe e comprime o ar no interior do cilindro. Aqui acontece a terceira etapa, conhecida como ignição, em que o óleo diesel é injetado nesse ar comprimido a uma temperatura altíssima, o que faz com que ele entre em combustão espontânea e force o movimento do pistão para baixo.
Por fim, no ciclo de exaustão, os gases que se formam durante a ignição são expelidos do interior do cilindro por meio do movimento ascendente do pistão, deixando tudo pronto para que o processo se repita. Isso quer dizer que, com exceção da vela, não há nenhuma diferença entre os ciclos Otto e diesel? Não é bem assim: entre o primeiro e o segundo ciclo existe uma diferença fundamental, é aqui que entra a pré-câmara de combustão!
Explicação: