2. O pau-brasil foi a primeira atividade econômica a ser explorada pela Coroa portuguesa. Com a abundância de pau brasil no litoral das novas terras, a Coroa portuguesa estabeleceu o monopólio (controle) real sobre sua exploração. Explique como os indígenas passaram a trabalhar em atividades de extração de madeira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
contratavam os indígenas para que eles realizassem todo o trabalho de extração e transporte das toras de madeira até a feitoria.
O trabalho dos índios era útil, principalmente, porque eles sabiam localizar as árvores mais rapidamente. A relação dos indígenas com os portugueses era por meio do escambo, isto é, da troca. Os indígenas extraíam a madeira e eram pagos com utensílios como machados, facas, espelhos, canivetes etc.
O historiador Jorge Couto afirma que essa estrutura foi estabelecida, porque, durante a expedição de Gonçalo Coelho, entre 1501 e 1502, os portugueses perceberam que realizar o trabalho de extração da madeira com os navios ancorados no litoral brasileiro tornava o negócio muito mais caro. Assim, a construção de uma feitoria que armazenasse as toras para a chegada da embarcação, a fim de ela ser rapidamente carregada foi o modelo adotado pelo portugueses|3|.
Para o sucesso do empreendimento dos portugueses na extração do pau-brasil, a boa relação com os indígenas era fundamental, porque eram esses que realizavam o trabalho de extração. Em relação aos povos hostis com os portugueses, era fundamental que as feitorias fossem reforçadas e construídas perto de alguma fortificação que lhes protegesse.