2. O leite é um alimento formado principalmente de carboidratos, proteínas e água. Cite e descreva quais tipos de carboidratos e proteínas são encontradas no leite.
3. Explique as reações químicas envolvidas na formação da coalhada de leite e no doce de leite.
4. A indústria pediu que você adicionasse uma fruta a seu produto (doce de leite). O gerente comercial sugeriu opções de frutas, as quais podem ser frescas ou frutas secas. Entretanto, enfatizou que o produto precisa ter o mínimo de conservantes possível. Como profissional, discuta qual categoria de fruta poderia ser adicionada sem que haja alteração significativa no prazo de validade deste produto. Indique uma opção de fruta.
5. Faça uma busca literária e justifique se indivíduos que apresentam intolerância a lactose podem consumir coalhada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
2. Lactose, glicose e galactose, albumina, cálcio, caseína.
3 .Coalhada: ocorre a fermentação lática, inicialmente é fervido o leite, depois é acrescentado o iogurte natural para que ocorra naturalmente a fermentação, em que as bactérias utilizam parte da lactose (açúcar encontrado no leite), transformando-o em ácido lático e em compostos aromáticos característicos, fazendo com que a caseína coagule. Denomina-se tempo de incubação o tempo necessário para essa transformação. Influenciam no desenvolvimento da acidez final a temperatura, o tempo e a quantidade de fermento utilizado na elaboração da coalhada. Normalmente, a temperatura é de 35 °C. O ponto ideal de fermentação poderá ser identificado pelo gel liso, brilhante, sem desprendimento de soro ou gases.
Doce de leite: é um processo bem lento, assim que o leite levanta a fervura a água evapora, demora um tempo a ir mudando a coloração do leite, primeiro fica um tom bege, depois vai se tornando marrom, no final quando ele chega no ponto semelhante a brigadeiro que escurece bastante. Se deixar no ponto bala escurece e endurece mais ainda. Diferente dos leites industrializados que possuem catalizadores e conservantes acelerando o processo e conservando por mais tempo o produto na prateleira.
4. Para que a alteração do prazo de validade deste produto não seja significativa, é necessário que a fruta a ser adicionada tenha um bom prazo de validade nas prateleiras. Por isso, deve-se preferir as frutas secas, como a uva passa.
A durabilidade entre as frutas frescas e as frutas secas
O processo de secagem de frutas consiste na remoção de toda umidade de uma fruta através de equipamentos que podem envolver três meios de transferência de calor: convecção, condução e radiação.
Quando a umidade é retirada de uma fruta, estabelece-se no produto um ambiente hipertônico (com alta concentração de solutos e pouco solvente), o que dificulta a proliferação de bactérias, além de retardar os processos de degradação mediados por enzimas das próprias frutas.
Por isso, é preferível que se adicione uma fruta seca ao doce (que já tem um bom prazo de validade por tratar-se de um produto com alto teor de açúcar, formando também uma solução hipertônica).
5. Não tem problema em consumir, por causa do processo químico que ocorre, enquanto coalhada, a lactose que é achada no leite comum se transforma em ácido lático fazendo com que a digestão seja bem mais rápida e fácil. Em geral, o intolerante à lactose consegue aproveitar completamente as vantagens nutritivas da coalhada e o melhor: sem sofrer com as consequências ruins da ingestão a lactose.
Explicação:
Boa Sorte, não copia e cola please, se não é plagio e perde nota!