2. O estômato é uma estrutura encontrada na epiderme foliar, constituída por duas células denominadas células-guarda. Essas absorvem água quando há grande concentração de íons potássio em seu interior,o que leva o estômato a se abrir. Se o suprimento de água na folha é baixo, ocorre saída de íons das células-guarda para as células vizinhas e, nesse caso, as células-guarda tornam-se:
a) flácidas, provocando o fechamento do estômato.
b) flácidas, provocando a abertura do estômato.
c) flácidas, não alterando o comportamento do estômato.
d) túrgidas, provocando o fechamento do estômato.
e) túrgidas, provocando a abertura do estômato.
2.1. Por meio de esquema, justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Temos a alternativa A como resposta correta.
Explicação:
A concentração de potássio das células-guarda reduz à medida que sai da célula, e com isso a célula perde também água. Essa perda torna-a flácida.
A alternativa que representa as células-guarda após a saída de íons é a letra a) flácidas, provocando o fechamento do estômato.
Estômato
Os estômatos são estruturas em forma de boca, encontradas no tecido das folhas das plantas, e são fundamentais para a fotossíntese.
A função dos estômatos está relacionada à sua abertura e fechamento, permitindo assim a entrada e saída de gases e de vapor de água.
As células-guardas são quem formam o estômato, além do ostíolo, uma abertura que liga o interior dos tecidos ao exterior da planta.
O controle de abertura e fechamento do ostíolo é que permite a entrada e saída de água e gases.
Saiba mais sobre o funcionamento dos estômatos em: https://brainly.com.br/tarefa/1296397
#SPJ3