Biologia, perguntado por Heroiky, 7 meses atrás

2. O esquema abaixo representa importantes etapas fotossintéticas nos tilacoides do cloroplasto:



( ) A luz é absorvida pelos fotossistemas nas membranas do tilacoide provocando um transporte de elétrons através de uma cadeia transportadora. A transformação de energia luminosa em energia química leva à formação de dois compostos energéticos: ATP (Adenosina Trifosfato) e NADP2H+ (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo Fosfato reduzido). O ATP é uma substância de alto conteúdo energético. A energia fica acumulada nas ligações fosfatos (P).



( ) Ao longo dos fotossistemas nota-se que, a partir do oxalacetato, as células do mesófilo produzem o ácido málico (malato), que é bombeado através dos plasmodesmos para as células da bainha do feixe. Uma vez nestas células, o malato libera CO2, que será incorporado ao Fotossistema I na formação do ácido pantotênico ou vitamina B5. Devido ao fato da bainha do feixe estar profundamente localizada na folha, a quantidade de O2 presente nesta região é pequena e a enzima rubisco pode fixar eficientemente o CO2 sem passar pelo caminho da fotorrespiração. Este caminho alternativo é chamado de Hatch-Slack. O seu propósito é remover o CO2 do ar da câmara substomática.



( ) Em muitas plantas o CO2 entra no fotossistema II e com auxílio da vitamina B3 é fixado e transformado em 3-fosfoglicerato (3-PGA) pela enzima rubisco (ribulose bifosfato carboxilase). Estas plantas são chamadas C-3 porque produzem o 3-PGA, um composto de 3 carbonos. Este primeiro passo não é muito eficiente porque a enzima rubisco combina tanto com o O2 quanto com o CO2. Quando a rubisco combina com o O2 no lugar do CO2, o processo é chamado fotorrespiração.



( ) A energia luminosa é absorvida pelos fotossistemas. Elétrons da “cabeça” da clorofila A são energizados e capturados por um aceptor primário. O processo é semelhante àquele do fotossistema II. Uma diferença é que os elétrons que saem da clorofila B são repostos por elétrons provenientes do citocromo e não da água. Outra diferença é que a cadeia transportadora de elétrons contém ferredoxina e termina com a produção de NADPH2, produzindo glicose, ribulose e oxigênio por oxirredução.



( ) Durante a fotofosforilação acíclica, o elétron não é transferido para o NADP, sendo emitido pela clorofila A excitada, que vai para a ferrodoxina e para a cadeia transportadora de elétrons, entre o FS1 (Fotossistema 1) e o FS2 (Fotossistema 2) e descem através de outra cadeia promovendo a produção de ATP. Os aceptores da cadeia transportadora são chamados de citocromos, e o aceptor final é a plastoquinona. Quando o elétron chega à plastoquinona, ele retorna à clorofila B, formando um ciclo.



Indique V (Verdadeiro) e F (Falso) na sequência de cima para baixo:



a)F-F-F-F-F.



b)V-V-V-V-F.



c)V-V-V-F-F.



d)V-F-F-F-F.



e)V-F-F-F-F.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por AnonimoOnline69
1

Resposta:

Olá!

a resposta correta é a letra (E) V-F-F-F-F

Espero ter ajudado você :-)

Bons estudos

Perguntas interessantes