2)
O escritor francês Gustave Flaubert influenciou imensamente o português Eça de Queiroz, suas obras-primas apresentam semelhanças bem evidentes. De um lado temos "Madame Bovary", romance realista francês, de Gustave Flaubert, sua história é narrada na França, no início do século XIX, no ano de 1857 e do outro lado temos "O primo Basílio", de 1878, história narrada em Lisboa. Ambas as narrativas devastam e criticam as convenções burguesas de seu tempo, que acontecem tanto na França quanto em Lisboa.
Disponível em: . Acesso em 23 de Out. 2017).
Avalie, segundo as informações contidas no texto, de modo que possa julgar as assertivas abaixo:
I. Madame Bovary, de Gustave Flaubert, assim como o Primo Basílio, de Eça de Queirós, abriram o cenário artístico que demarcou a época realista.
PORQUE
II. Em ambos os romances, constatamos a infidelidade por parte das protagonistas, fato esse que, se ocorria no período romântico, nem sequer era exaltado, tamanha era a necessidade de “camuflar” as atitudes humanas.
A respeito das asserções marque a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições falsas.
b)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
c)
As asserções I e II são asserções verdadeiras, e a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
Alternativa assinalada
d)
As asserções I e II são asserções verdadeiras, sendo a asserção II justificativa correta da asserção I.
e)
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d) As asserções I e II são asserções verdadeiras, sendo a asserção II justificativa correta da asserção I.
Explicação:
Devido ao sucesso do seu romance "Madame Bovary" , Flaubert passou a ser considerado, juntamente com Honoré de Balzac, um dos representantes do movimento na França. As influências flaubertianas levou o escritor Eça, por meio da criação de o "O primo Basílio" a ser considerado o pai do Realismo em Portugal.
Os realistas acreditavam que não bastava mostrar a face idealizada da vida, como os românticos fizeram, mas acreditavam que deviam mostrar a face social nunca antes revelada: o amor adúltero, a falsidade, o tédio existencial, o egoísmo humano e a impotência do homem comum diante dos poderosos. Dessa forma, ao tratar do caráter da infidelidade, com caráter de denúncia, os realistas procuram apontar o comportamento humano a fim de corrigir os vícios da humanidade.
Curiosidade: Ao falar de adultério na época, o assunto causou grande burburinho, Flaubert chegou, inclusive, a ir à julgamento por causa da polêmica do seu livro, porém, foi absolvido e, após alguns cortes, sua obra foi publicada, tornando-se um clássico da literatura mundial.
Resposta:
Av1 - Literaturas de Língua Portuguesa II
Av1 1-B, 2-C, 3-E, 4-E, 5-C