2) O Brasil pode ser considerado um
pais populoso. Sendo assim, sobre o
crescimento da população brasileira
é INCORRETO afirmar: (1ponto)*
a) Ocupa a quinta posição entre os
dez países mais populosos do
mundo.
b) Ao longo do tempo, a população
brasileira apresentou uma queda do
crescimento populacional.
c) A chegada dos imigrantes no
Brasil e o nascimento de seus
descendentes contribuíram para o
rápido crescimento da população
brasileira.
d) O censo de 1950 comprovou que
a população brasileira créscia em
ritmo acelerado
.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A) O Brasil é tido como um país populoso em virtude do seu grande número de habitantes (192.304.735), considerado como o quinto país mais populoso do planeta. Porém, seu território é considerado pouco povoado, consequência de sua grande extensão territorial (8.514.876 km².). Os dados de povoamento são obtidos através da densidade demográfica, que consiste na divisão dos números da população absoluta (total) pela área. Realizando esse cálculo, fica evidente que o Brasil possui uma área muito grande para sua população, com densidade demográfica de 22,5 habitantes por quilômetro quadrado. Sendo portanto, pouco povoado.
B) No curto período de 1991 a 2005, a população brasileira teve um crescimento próximo a 38 milhões de indivíduos. No entanto, acompanhando uma tendência mundial, o crescimento demográfico brasileiro vem sofrendo reduções nos últimos anos.
C) A marca da imigração no Brasil pode ser percebida especialmente na cultura e na economia das duas mais ricas regiões brasileiras: Sudeste e Sul. A colonização foi o objetivo inicial da imigração no Brasil, visando ao povoamento e à exploração da terra por meio de atividades agrárias. A criação das colônias estimulou o trabalho rural. Deve-se aos imigrantes a implantação de novas e melhores técnicas agrícolas, como a rotação de culturas, assim como o hábito de consumir mais legumes e verduras. A influência cultural do imigrante também é notável.
D) No período 1950-1960, a taxa de crescimento da população recuou de 3,04% ao ano para 1,05% em 2008. Mas, em 2050, a taxa de crescimento cairá para –0,291%, que representa uma população de 215,3 milhões de habitantes. Segundo as projeções, o país apresentará um potencial de crescimento populacional até 2039, quando se espera que a população atinja o chamado “crescimento zero”. A partir desse ano serão registradas taxas de crescimento negativas, que correspondem a queda no número da população. Vale ressaltar que se o ritmo de crescimento populacional se mantivesse no mesmo nível observado na década de 1950 (aproximadamente 3% ao ano), a população brasileira chegaria, em 2008, a 295 milhões de pessoas e não nos 189,6 milhões divulgados pelo IBGE.