2) O bilinguismo, como proposta para a educação de surdos, surgiu na década de 80. Esta linha teórica defende que o aprendizado da língua sinalizada deve preceder o da língua oral, utilizada na comunidade à qual o surdo pertence. Nesta proposta entende-se a língua sinalizada como materna para o sujeito surdo, devido às suas características, por primazia visual, que compensam eficazmente a falta de comunicação, situação imposta pela deficiência auditiva. A língua sinalizada é reconhecida como L1, ou primeira língua. Por serem as principais características das línguas oficiais, que são utilizadas pela grande maioria nas comunidades, orais e auditivas, são entendidas nesta proposta como segunda língua para o sujeito surdo, ou L2. As afirmativas abaixo sobre o bilinguismo encontram-se corretas, EXCETO:
a) O bilinguismo tem como pressuposto básico a necessidade do surdo ser bilíngue, ou seja, este deve adquirir a língua de sinais, que é considerada a língua natural dos surdos, como língua materna e, como segunda língua, a língua oral utilizada em seu país. Estas duas não devem ser utilizadas simultaneamente para que suas estruturas sejam preservadas.
b) O conceito mais importante que a filosofia traz é que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias. Durante muitos anos as línguas de sinais foram proibidas aos surdos por serem consideradas um meio de comunicação inferior, inconveniente e destituída de rigor científico. A partir de Stokoe (1960), passou-se a ver a língua de sinais como realmente uma língua e não apenas como mero gesto.
c) A língua oral é aprendida mais lentamente pelo surdo porque esse aprendizado requer uma sistematização e utilização de recursos e técnicas específicas para suprir a falta do órgão sensorial da audição. O bilinguismo acredita que, ao dominar a língua de sinais, é mais fácil para o surdo perceber estes aspectos na língua oral, já que ele tem exemplos na língua de sinais para se guiar.
d) A preocupação do bilinguismo é respeitar a autonomia das línguas de sinais organizando-se um plano educacional que respeite a experiência psicossocial e linguística da criança com surdez.
e) O ensino bilíngue é um método que não se aproxima do respeito ao sujeito surdo em sua identidade e cultura. Não se preocupa em trazer ao sujeito surdo a condição de se incluir na sociedade de forma efetiva e completa, reconhecendo suas diferenças e capacidades
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
letra a
Explicação:htfrfnugtdd
Perguntas interessantes