2. O ato de jogar é tão antigo quanto o homem, pois ele sempre manifestou uma tendência lúdica, um impulso para o jogo. Alguns autores afirmam que o jogo não se limita apenas à humanidade, seria anterior, inclusive ao próprio homem, pois já era praticado pelos animais. “Nas espécies superiores como o chimpanzé, que se diverte a fazer a água correr, juntar objetos ou a destruí-los, a dar cambalhotas e imitar os movimentos de marcha etc., e na criança, a atividade lúdica supera amplamente os esquemas reflexos e prolonga quase todas as ações” (PIAGET,1971). O texto faz relações do brincar da criança com o brincar dos animais. Qual das frases abaixo pode explicar essa relação? 1- O animal é capaz de se divertir, porém o homem é capaz de aprender com as atividades lúdicas e evoluir física e mentalmente com tais experiências. 2- O brincar é uma atividade natural para todo ser vivo; mas, no caso da criança, ela brinca e aprende a se relacionar e descobrir o mundo. 3- O brincar dos animais é baseado nos esquemas reflexos e para a criança é um instrumento de desenvolvimento. Estão corretas as frases:
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Alternativa A.
>> Os itens 1 e 3 estão corretos.
Os animais, assim como o ser humano, também são capazes de se divertir, mas o ser humano aprende com as brincadeiras e evolui fisicamente e mentalmente com elas.
Os animais não têm essa capacidade, pois o seu brincar é baseado nos esquemas reflexos, ou seja, a brincadeira deles está relacionada ao instinto. Já no homem, está relacionado ao aprendizado.
O item 2 está errado porque não é todo ser vivo que brinca, só o ser humano e os animais. Plantas são seres vivos, mas não brincam.
Respondido por
0
Resposta: 1 e 3
Explicação: os animais e os homens brincam; porém, nos animais, a brincadeira está relacionada aos instintos e, no homem, ao aprendizado e à evolução física e mental.
Perguntas interessantes
ENEM,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás