2)null Leia as sentenças a seguir: Telma foi à faculdade e foi aprovada. Marcelo também foi à faculdade e também foi aprovado. Se eu for à faculdade, serei aprovado. Com base nessas sentenças, podemos dizer que: Selecione uma alternativa: a) Houve um erro de identidade. b) Houve um erro formal. c) Não há erros formais ou materiais. d) Houve um erro material. e) Houve um erro imaterial.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a d) houve um erro material
Como a construção do raciocínio lógico se da devido há vários elementos, temos que a primeira parte do raciocínio se dá através da premissa, raciocínio em si e construção.
Assim, quando esses elementos são estruturados de forma errada, é possível que o indivíduo chegue a um resultado equivocado de raciocínio, como o erro formal e o erro material.
O erro formal ocorre quando se tem os dados corretos, porém, eles estão arranjados de forma incorreta. E, o erro material, você tem um raciocínio correto, porém, com preposições incorretas.
Como no exercício em questão vemos que os dados estão corretos, porém as preposições incorretas, logo, temos erro material, já que o fato de Telma e Marcelo serem aprovados não necessariamente resultará na provação da terceira pessoa.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta:
A resposta correta é: d) Houve um erro material
Diversos elementos embasam a construção do raciocínio lógico. A primeira parte do raciocínio se dá através da premissa, raciocínio e construção;
Se estruturado incorretamente, é possível que o individuo obtenha um resultado equivocado em seu raciocínio. Alguns erros relacionados ao raciocínio lógico são:
Erro Formal: tem-se dados corretos, porém, arranjados de forma incorreta.
Erro Material: têm-se um raciocínio correto, porém, com preposições incorretas.
No exercício em questão vemos que os dados estão corretos, porém as preposições incorretas, logo, temos erro material.
De forma mais clara podemos dizer que o fato de Telma e Marcelo serem aprovados não necessariamente resultará na provação da terceira pessoa.