ENEM, perguntado por LuizMiguel4092, 10 meses atrás

2 — "Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL" Com base na leitura acima e no conteúdo do texto, reflita: Por que as minorias têm seus direitos cerceados pelo Estado? Quem é responsável em garantir esses direitos: o povo, os políticos, os movimentos sociais? Por que esses responsáveis não conseguem garanti-los?

Soluções para a tarefa

Respondido por dianafmariano
26

Resposta:

-O Estado é fruto de discussões políticas diversas pressões econômicas, sociais e culturais de um determinado tempo. Reflete valores dominantes de uma determinada época e expectativas quanto ao futuro.

- Sendo assim se as minorias possuem direitos cerceados, isso reflete o interesse de indivíduos e grupos naquele tempo.

- Garantir que uma Democracia não se torne uma "ditadura da maioria", cuidando as minorias, envolve um trabalho coletivo de educação política, instituições abertas ao diálogo com a sociedade, reconhecimento de movimentos sociais que representam essas minorias, leis, etc.

- Assim, mesmo que tenhamos representantes políticos, conquistar e garantir direitos é um trabalho coletivo.

Perguntas interessantes